Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4573
Tipo: | Dissertação |
Título: | As concepções dos professores a respeito da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: uma discussão em grupo |
Autor(es): | Caetano, Elis Regina da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva Junior, Bento Selau da |
1° Membro da banca: | Silva Junior, Bento Selau da |
2° Membro da banca: | Bianchi, Paula |
3° Membro da banca: | Alves, Clarice Vaz Peres |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo discutir as concepções dos professores a respeito da educação de alunos com necessidades educacionais especiais à luz dos textos da primeira fase da defectologia de Vygotski. Para embasar a discussão teórica, este Relatório Crítico-Reflexivo foi organizado da seguinte maneira: um primeiro capítulo que apresenta a justificativa para a realização da investigação, o contexto da intervenção e os sujeitos da pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos; um segundo, que descreve a formação de professores, o professor como pessoa, a legislação e a formação, assim como a formação pedagógica por meio dos estudos de Vygotski; um terceiro, que descreve a defectologia de Vygotski: alguns estudos da sua primeira fase de investigações; um quarto capítulo, que estabelece as concepções da educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A metodologia utilizada foi à intervenção pedagógica. Como plano de ação, foram implementados dez encontros para dialogar sobre as situações cotidianas da escola, problematizadas por meio dos estudos da defectologia de Vygotski, com a prática da reunião-lanche. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram treze professores, a Diretora, dois Coordenadores Pedagógicos, uma Orientadora Educacional e nove professores dos anos iniciais. Os instrumentos de coleta de dados foram as observações, as narrativas e os questionários. O procedimento de análise utilizado foi análise textual discursiva, proposta por Moraes (2003), com um ciclo de análise configurado em três etapas, a unitarização, a categorização e a comunicação. A formação de professores, que utilizou os textos de Vygotski auxiliou nas reflexões das práticas educativas, através da tomada de consciência, com mudanças de postura. |
Abstract: | Esta investigación tuvo como objetivo discutir las concepciones de los maestros sobre la educación de los estudiantes con necesidades educativas especiales a la luz de los textos de la primera fase de la defectología de Vygotski. Para apoyar la discusión teórica, este Informe Crítico-Reflexivo se organizó de la siguiente manera: un primer capítulo que presenta la justificación de la investigación, el contexto de intervención y los sujetos de investigación, así como los procedimientos metodológicos; un segundo, que describe la formación del profesorado, el profesor como persona, la legislación y la formación, así como la formación pedagógica a través de los estudios de Vygotski; un tercero, que describe la defectología de Vygotski: algunos estudios de su primera fase de investigaciones; Un cuarto capítulo expone las concepciones de la educación de los estudiantes con necesidades educativas especiales. La metodología utilizada fue la intervención pedagógica. Como plan de acción, se implementaron diez reuniones para discutir las situaciones diarias de la escuela, problematizadas a través de los estudios de la defectología de Vygotski, con la práctica de la reunión de bocadillos. Los sujetos que participaron en la investigación fueron trece maestros, el director, dos coordinadores pedagógicos, un asesor educativo y nueve maestros de los primeros años. Los instrumentos de recolección de datos fueron las observaciones, las narrativas y los cuestionarios. El procedimiento de análisis utilizado fue el análisis textual discursivo, propuesto por Moraes (2003), con un ciclo de análisis configurado en tres pasos, unitarización, categorización y comunicación. La formación del profesorado, que utilizó los textos de Vygotski, ayudó a reflexionar sobre las prácticas educativas, a través de la conciencia, con cambios en la postura. |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado Defectologia de Vygotski Concepções dos professores Formação de professores Atención Educativa Especializada Concepciones de los profesores Defecología de Vygotski Formación de profesores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | CAETANO, Elis Regina da Silva. As concepções dos professores a respeito da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: uma discussão em grupo. 90p. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4573 |
Data do documento: | 10-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElisReginadaSilvaCaetano2019.pdf | Elis Regina da Silva Caetano - 2019 | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.