Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4414
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental: a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental no município de São Gabriel-RS |
Autor(es): | Vicente, Denise Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Margéli |
1° Membro da banca: | Moraes, Beatriz Stoll |
2° Membro da banca: | Victoria, Filipe de Carvalho |
Resumo: | A educação ambiental é um componente fundamental na estratégia rumo ao desenvolvimento sustentável, onde valores ambientais, econômicos e sociais precisam estar aliados. Considerando que a degradação ambiental é uma das preocupações da sociedade, faz-se necessário compreender como o desenvolvimento de ações educativas pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, sendo esta a melhor aliada na formação de um cidadão, de forma que este possa ter ciência de seus direitos e deveres. Partindo desta análise, os professores são importantes agentes educadores em relação às questões ambientais, visto que são propagadores e estimuladores do saber. Os problemas relacionados à ausência do conhecimento ambiental não exclui os professores do ensino fundamental, visto que são eles os responsáveis pelo inicio da alfabetização ambiental, fazendo-se necessário um maior esclarecimento do assunto aos mesmos. O trabalho teve como objetivo fazer uma análise da percepção ambiental dos professores do ensino fundamental das séries iniciais de escolas públicas no município de São Gabriel-RS a partir de informações de docentes atuantes, sendo que são eles os responsáveis pela alfabetização no inicio da escolaridade. Embora existam leis na Educação que incentivem a escola e os professores a trabalharem as questões ambientais, estas não orientam como trabalhar. Dificultando a adequação dos professores e seus currículos que quase não abrem espaço para essa mudança. De maneira geral, os professores demonstraram que não possuem conhecimento de toda a complexidade do processo de Educação Ambiental, que além de transmitir conhecimento e se preocupar com a sensibilização para a conservação, envolve também uma discussão política e histórica, mobilização, construção de valores e habilidades, componentes essenciais para que a comunidade se torne apta a agir e resolver problemas ambientais. |
Abstract: | Environmental education is a key component in the strategy towards sustainable development, where environmental, economic and social values need to be allies. Considering that environmental degradation is one of society's concerns, it is necessary to understand how the development of educational activities can contribute to sustainable development, which is the best ally in the formation of a citizen, so that he can be aware of their rights and duties. Based on this analysis, the teacher educators are important agents in relation to environmental issues, since they are propagators and stimulators of knowledge. The problems will lack of environmental knowledge does not exclude the elementary school teachers, since they are responsible for the initiation of environmental literacy. Making it necessary to further clarification of the matter to them. The study aimed to analyze the environmental perception of teachers from elementary school in the early grades of public schools in São Gabriel-RS based on information from active teachers in this municipality, and they are responsible for literacy in the early education. Although there are laws on Education to encourage schools and teachers to work on environmental issues, they do not guide how. Hindering the adequacy of teachers and their curriculum hardly make room for this change. In general, teachers have shown that lack knowledge of the complexity of environmental education process, which besides imparting knowledge and worry about raising awareness for conservation also involves a political and historical discussion, mobilization, construction and values skills, essential components so that the community becomes able to act and solve environmental problems. |
Palavras-chave: | Educação Meio Ambiente Alfabetização Ambiental Education Environment Environmental Literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Gabriel |
Citação: | VICENTE. Denise Rodrigues. Educação ambiental: a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental no município de São Gabriel-RS. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4414 |
Data do documento: | 31-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Gestão Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação ambiental a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental no município de São Gabriel-RS.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.