Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/437
Tipo: Relatório Técnico
Título: Contribuições à qualificação da oferta de ensino nas escolas do campo do município de Bagé/RS- Brasil.
Autor(es): Gonçalves, Silvana Raquel
Primeiro Orientador: Salcides, Arlete Maria Feijó
Resumo: O presente documento aborda as etapas de minha formação no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Relato um processo que envolveu estudo diagnóstico, elaboração, execução e avaliação de um Plano de Ação, partes constitutivas de um Projeto de Intervenção construído com a finalidade de contribuir à qualificação da oferta de ensino nas quatro escolas do campo mantidas pela rede pública municipal de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul. Nessa perspectiva, descrevo, sinteticamente, a situação geradora de ações adotadas na direção de implementar um modelo de planejamento que tem na pesquisa a base científica que o fundamenta e justifica. A discussão e análise de conhecimentos gerados a partir de análise documental, entrevistas e de aplicação de questionários, possibilitaram a formulação de indicadores da necessidade de intervenção em dez das quinze dimensões investigadas, devidamente contempladas em um plano de ação voltado à formação de gestores e professores que atuam na educação do campo no município. Tal processo envolveu a participação dos profissionais em dez encontros organizados com quatro horas de atividades teórico-práticas, cada um, ocorridos nos meses de julho e agosto de 2014, tanto na sede da Secretaria de Educação como da escola do campo E.M.E.F. Marechal José de Abreu. Finalizo este Relatório Crítico-Reflexivo partilhando os resultados das ações, discutidos com base na tabulação de dados coletados no decorrer da execução do plano de ação, através de escalas de indicadores previamente elaboradas e respondidas pelos participantes, bem como destaco as principais lições aprendidas.
Abstract: Este documento aborda los pasos de mi formación en el Programa de la Maestría Profesional de Graduados en Educación de la Universidad Federal de Pampa. Notificación de un proceso que involucró estudio de diagnóstico, diseño, implementación y evaluación de un plan de acción, partes esenciales de un proyecto de intervención construido con el propósito de contribuir a la capacitación de las oportunidades educativas en las cuatro escuelas en el campo que mantiene la red pública municipal Bage en el estado de Rio Grande do Sul. En esta perspectiva, describir, brevemente, la situación que las medidas adoptadas en la aplicación de un modelo de planificación que tiene la investigación de la base científica que apoya y justifica. La discusión y análisis de los conocimientos generados a partir del análisis de documentos, entrevistas y cuestionarios, hicieron posible la formulación de la intervención necesitan indicadores de cada diez de los quince dimensiones investigados adecuadamente cubiertos en un plan de acción destinado a la capacitación de gerentes y maestros que trabajan en el campo de la educación en el municipio. Este proceso contó con la participación de profesionales en diez encuentros organizados con cuatro horas de actividades teóricas y prácticas, cada una de las cuales se produjeron en julio y agosto de 2014, tanto en la Secretaría de Educación como ámbito escolar E.M.E.F. Marechal José de Abreu. Concluyo este informe crítico-reflexivo compartir los resultados de las acciones, discute a la ficha de datos recogidos durante la ejecución del plan de acción a través de las escalas de indicadores previamente desarrollados y contestadas por los participantes, así como poner de relieve las principales lecciones aprendidas.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação docente
Gestão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/437
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVANA.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.