Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4349
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Escola e território em movimento: diferentes percepções de alunos, professores e moradores |
Autor(es): | Oliveira, Mari Seloi Ferreira Batista de |
Primeiro Orientador: | Gonzaga, José Guilherme Franco |
1° Membro da banca: | Gonzaga, José Guilherme Franco |
2° Membro da banca: | Crivellaro, Carla Valéria Leonini |
3° Membro da banca: | Neves, Jonas Anderson Simões da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, do Curso Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Dom Pedrito, sendo esta pesquisa resultado de uma inquietação da autora frente as transformações que uma escola e o território podem sofrer ao longo de sua história. A pesquisa traz um resgate da história da Escola Aracy Vieira do Amaral - AVA, localizada no 6º Distrito – Touro Passo no município de Rosário do Sul, e do território em que o educandário está inserido, sendo a escrita construída a partir da década da constituição da escola, ou seja, década de mil novecentos e sessenta, até os dias atuais. Neste trabalho procura-se entender as diferentes percepções de alunos, professores e moradores frente às transformações ocorridas no referido território, pois ao sair a campo para coleta de dados percebe-se no passado maior concentração de pessoas na localidade, maior entrosamento entre os moradores e a escola tida como referência para a comunidade, sendo que hoje é perceptível o esvaziamento do território e a frágil integração escola-comunidade. Os sujeitos com os quais buscou-se dialogar nesta pesquisa são alunos, professores e moradores da escola e território, em sua maioria pertencentes à agricultura familiar e agregados em fazendas ou lavouras da região, sendo que, para apropriação de dados foram construídos mapas sociais do território, aplicado questionários, além de conversas periódicas com pessoas integradas na localidade. |
Resumen : | La presente investigación es un trabajo de conclusión del curso –TCC, del Curso Educación del Campo- Título Universitario de la Universidad Federal del Pampa (UNIPAMPA) Campus Dom Pedrito siendo esta investigación el resultado de una preocupación del autor frente a las transformaciones que una escuela y el territorio pueden sufrir a lo largo de su historia. La investigación trae un rescate de la historia de la escuela Aracy Vieira do Amaral - AVA, ubicada en el sexto distrito - Toro Paso en el municipio de Rosário del Sur, y el territorio en el que se inserta el educandário, siendo la escritura construida a partir de la década de la constitución. de la escuela, es decir, la década de mil novecientos sesenta, hasta nuestros días En este trabajo tratamos de entender las diferentes percepciones de los estudiantes, maestros y residentes frente a las transformaciones que han ocurrido en este territorio,pues al salir al campo para la recolección de datos se puede notar en el pasado una mayor concentración de personas en la localidad, mayor interacción entre los residentes y la escuela como referencia para la comunidad, lo que es notable el vaciamiento del territorio y la frágil escuela - combinación. Los temas con los que tratamos de dialogar en esta investigación son estudiantes, profesores y residentes de la escuela y el territorio, en su mayoría pertenecientes a la agricultura familiar y agregados en fincas o cultivos de la región, y para la apropiación de datos se construyeron mapas del territorio, cuestionarios aplicados, además de periódicos con personas integradas en la localidad. |
Palabras clave : | Educação do Campo Escola do campo Território Transformações Percepções Educación del campo Escuela del campo Territorio Transformaciones Percepciones |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | OLIVEIRA, Mari Seloi Ferreira Batista de. Escola e território em movimento: diferentes percepções de alunos, professores e moradores. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4349 |
Fecha de publicación : | 16-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Educação do Campo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARI SELOI FERREIRA BATISTA DE OLIVEIRA.pdf | MARI SELOI FERREIRA BATISTA DE OLIVEIRA 2019 | 2.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.