???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4290
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Tecnologias de informação e comunicação no Simpósio Nacional do Ensino de Física: uma revisão bibliográfica nas atas do evento |
Autor(es): | Bulmini, Josani Rodrigues dos Santos |
Primeiro Orientador: | Coelho, Franciele Braz de Oliveira |
1° Membro da banca: | Coelho, Franciele Braz de Oliveira |
2° Membro da banca: | Moraes, Maria Silvana Aranda |
3° Membro da banca: | Carneiro, Janaína Viário |
Resumo: | O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional tem auxiliado docentes que buscam inovar em suas práticas e ampliarem o espaço-tempo de suas aulas, para além dos muros das escolas. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte as atas do Simpósio Nacional do Ensino de Física (SNEF), na edição que compreende o ano de 2017. O estudo teve como principal objetivo investigar a abordagem do tema Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física no referido evento. O estudo fundamentou-se nas concepções dos autores Pires e Veit (2006), Medeiros e Medeiros (2002), entre outros em relação ao uso de tecnologias no Ensino de Física. Com uma abordagem qualitativa, para a análise de resultados obtidos, foi utilizada a teoria de Análise de Conteúdos de Bardin (2011). Com o desenvolvimento da pesquisa, pode-se perceber que as TIC vem sendo discutida e inserida nos estudos, pois a mesma tem tamanha importância para os processos de ensino e aprendizagem. No contexto escolar a inserção da mesma como parte das aulas é cada vez mais recorrente. Neste estudo, verificou-se que o uso das TIC em aulas de Física do Ensino Médio tem sido o alvo da maior parte das pesquisas desenvolvidas na área. A simulação computacional destaca-se como a ferramenta mais utilizada nos resumos analisados. Assim, percebe-se o movimento existente entre educadores e pesquisadores do Ensino de Física, para que ocorra a inovação por meio do uso de tecnologias nas práticas pedagógicas. |
Abstract: | The use of Information and Communication Technologies in the educational context has assisted teachers who seek to innovate in their practices and extend the space-time of their classes, beyond the walls of the schools. This work presents a bibliographical research that had as a source the minutes of the National Symposium of Physics Teaching (SNEF), in the edition that includes the year 2017. The main objective of this study was to investigate the approach of the subject of Information and Communication Technologies in Teaching of Physics in said event. The study was based on the conceptions of the authors Pires and Veit (2006), Medeiros and Medeiros (2002), among others in relation to the use of technologies in Physics Teaching. With a qualitative approach, for the analysis of results obtained, the theory of Content Analysis of Bardin (2011) was used. With the development of the research, it can be seen that ICT has been discussed and inserted in the studies, because it is so important for the teaching and learning processes. In the school context the insertion of the same as part of the classes is more and more recurrent. In this study, it was verified that the use of ICT in High School Physics classes has been the target of most of the research developed in the area. The computational simulation stands out as the most used tool in the analyzed abstracts. Thus, we can see the movement between educators and researchers in Physics Teaching, so that innovation occurs through the use of technologies in pedagogical practices. |
metadata.dc.subject: | Tecnologias Ensino de Física SNEF Technologies Teaching Physics |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
metadata.dc.identifier.citation: | BULMINI, Josani Rodrigues dos Santos. Tecnologias de informação e comunicação no Simpósio Nacional do Ensino de Física: uma revisão bibliográfica nas atas do evento. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4290 |
metadata.dc.date.issued: | 5-Jul-2019 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
JOSANI RODRIGUES DOS SANTOS BULMINI.pdf | JOSANI RODRIGUES DOS SANTOS BULMINI 2019 | 812.51 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???