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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação ambiental no projeto político pedagógico nas escolas de educação infantil no municipio de São Gabriel/RS
Autor(es): Santos, Anna Karolline Rezende dos
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
1° Membro da banca: Cruz, Rafael Cabral
2° Membro da banca: Moraes, Beatriz Stoll,
Resumo: Este trabalho tem como finalidade avaliar de que forma é realizada a construção do projeto politico-pedagógico das EMEIs na cidade de São Gabriel, bem como a forma de vivencia da proposta de Educação Ambiental no momento de sua elaboração. A necessidade de adoção de práticas relativas à Educação Ambiental foi percebida através do acompanhamento da rotina destas escolas, bem como informações obtidas com os professores e funcionários durante o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Gestão ambiental ocorrido no período de Novembro de 2013 a Janeiro de 2014, que se realizou em duas dos nove EMEI’s do município. A inserção da Educação Ambiental na construção dos Projetos Político Pedagógicos das EMEI’s é uma articulação possível, desde que se tenha um trabalho coletivo onde haja o comprometimento de todos os envolvidos para que suas ações sejam elaboradas e posteriormente executadas. Este processo visa uma reforma onde em algum momento ocorra a Educação Ambiental, e que ela passe a ser vista como um processo de interação entre todos os envolvidos sendo eles próprios autores de suas propostas. Considerando que o Projeto Político Pedagógico deve se tornar a própria identidade da escola.
Abstract: Este trabajo pretende evaluar cómo se realiza la construcción del Proyecto Político Pedagógico de EMEIs de la ciudad de San Gabriel así como la forma de las experiencias del proyecto de Educación Ambiental en el momento de la preparación. La necesidad de adoptar prácticas relacionadas con la Educación Ambiental se percibe a través de la vigilancia rutinaria de estas escuelas, así como la información obtenida de la facultad y el personal durante el Internado Obligatorio de Curso de Gestión Ambiental ocurrió en el periodo noviembre 2013-enero 2014 que tuvo lugar en dos de las nueve de EMEIs de municipio. La inclusión de la educación ambiental en la construcción del proyecto político pedagógico de EMEIs es una posible conexión, siempre y cuando sea una obra colectiva donde hay un compromiso por parte de todos los involucrados de que sus acciones estar preparados y luego ejecutados. Este proceso tiene como objetivo una reforma que se produce en algún momento la Educación Ambiental y pasa a ser vista como un proceso de interacción entre todos los involucrados son ellos mismos los autores de sus propuestas. Considerando que el Proyecto Político Pedagógico se convertirá en la identidad de la escuela.
Palavras-chave: Educação ambiental
Projeto político pedagógico
Escolas Municipais de Educação Infantil
Environmental education
Pedagogical Political Project
Municipal Schools of Early Childhood Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Gabriel
Citação: SANTOS, Anna Karolline Rezende dos. A educação ambiental no projeto político pedagógico nas escolas de educação infantil no município de São Gabriel/RS. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4289
Data do documento: 20-Jan-2014
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