Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4281
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Biomoléculas e citologia: análise de conceitos bioquímicos aplicados no Ensino Médio |
Autor(es): | Maria, Aline Farias |
Primeiro Orientador: | Sudati, Jéssie Haigert |
1° Membro da banca: | Sudati, Jéssie Haigert |
2° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
3° Membro da banca: | Deble, Leonardo Paz |
Resumo: | No Ensino Básico a ferramenta mais utilizada é o Livro Didático (LD), sendo este um guia do professor em sala de aula. Diante disso, ressalta-se a importância de constatar se esta ferramenta apresenta abordagens interdisciplinares de modo a relacionar o conteúdo com o contexto e realidade do aluno. Um dos grandes desafios encontrados no ensino é a utilização correta do LD, a fim de orientar o estudante da melhor forma possível. O presente trabalho refere-se a uma investigação em LDs de Biologia do Ensino Médio, o qual se propõe analisar a abordagem de conceitos Bioquímicos com ênfase nos conteúdos de Biomoléculas e Citologia. Uma vez que as Biomoléculas são os principais constituintes das células, estes assuntos permitem averiguar a possível conexão entre a área biológica e química, tal como verificar de que maneira os conteúdos propostos se apresentam nos exemplares (recursos visuais, experimentos, contextualizações, entre outros). Com isso, apresenta-se o tópico Bioquímica como uma temática promissora para fins interdisciplinares, contextualizadas e experimentais. Os processos metodológicos que orientam o presente trabalho estão organizados em três seções, sendo elas: (i) caracterização da pesquisa; (ii) fonte de dados: objeto de estudo; (iii) método de análise e detalhamento dos procedimentos realizados. Para tanto, foi realizada uma revisão em LDs de Biologia (1° série), investigando os seguintes critérios: sequência de conceitos, número de páginas abordando o conteúdo Bioquímico, contextualização, conexão interdisciplinar e recursos visuais. Para tal, a análise foi organizada em cinco categorias. Com a análise, foi possível verificar que o LD em estudo é uma ferramenta rica em abordagens, contudo deveria esclarecêlas mais, pois o LD possui figuras significativas, sendo que em 46 páginas foram encontradas 68 figuras. Ainda assim, ao logo dos capítulos ocorreram sugestões de leituras complementares, atividades práticas e em grupos. Os autores, em alguns momentos mencionam conceitos Químicos, no entanto, os elementos e menções (apresentados) encontram-se ali, porém, a explicação Química não. Sendo assim, faz-se necessário explorar e explicar o motivo e a relação de tais elementos estarem presentes naquele espaço/figura/texto, para que assim o aluno faça a relação interdisciplinar entre as duas áreas do conhecimento. Por fim, espera-se que com o desenvolvimento da pesquisa a mesma propicie discussões sobre o tema e a qualidade dos LDs no Ensino de Ciências e Bioquímica. |
Abstract: | In Basic Education the most used tool is the Didactic Book (DB), this being a teacher's guide in the classroom. Therefore, it is important to verify if this tool presents interdisciplinary approaches in order to relate the content to the context and reality of the student. One of the great challenges found in teaching is the correct use of DB in order to guide the student in the best possible way. The present work refers to an investigation in DBs of High School Biology, which proposes to analyze the approach of Biochemical concepts with emphasis in the contents of Biomolecules and Cytology. Since Biomolecules are the main constituents of cells, these subjects allow us to ascertain the possible connection between the biological and chemical areas, as well as to verify how the proposed contents are presented in the copies (visual aids, experiments, contextualizations, among others). With this, the topic Biochemistry is presented as a promising theme for interdisciplinary, contextualized and experimental purposes. The methodological processes that guide the present work are organized in three sections, being: (i) characterization of the research; (ii) data source: object of study; (iii) method of analysis and detail of the procedures performed. In order to do so, a review will be carried out in Biology DBs (1st grade), investigating the following criteria: sequence of concepts, number of pages addressing Biochemical content, contextualization, interdisciplinary connection and visual resources. For this, the analysis was organized into five categories. With the analysis, it was possible to verify that the DB under study is a rich tool in approaches, however it should clarify them more, because the DB has significant figures, being that in 46 pages were found 68 figures. Even so, at the time of the chapters there were suggestions of complementary readings, practical activities and in groups. The authors sometimes mention chemical concepts, however, the elements and mentions (presented) are there, however, the explanation Chemistry no. Thus, it is necessary to explore and explain the motive and the relation of such elements to be present in that space / figure / text, so that the student makes the interdisciplinary relationship between the two areas of knowledge. Finally, it is hoped that with the development of the research it will facilitate discussions about the theme and quality of DBs in Science and Biochemistry Education. |
Palavras-chave: | Livro didático Ensino de Bioquímica Citologia Biomoléculas Didatic Book Teaching of Biochemestry Cytology Biomolecules |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | MAIA, Aline Farias. Biomoléculas e citologia: uma análise de conceitos bioquímicos aplicados no Ensino Médio. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4281 |
Data do documento: | 9-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALINE FARIAS MAIA.pdf | ALINE FARIAS MAIA 2019 | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.