Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4279
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior
Autor(es): Freitas, Renata Teixeira Gomes de
Primeiro Orientador: Sudati, Jéssie Haigert
Coorientador: Pazinato, Maurícius Selvero Pazinato
1° Membro da banca: Sudati, Jéssie Haigert
2° Membro da banca: Pazinato, Maurícius Selvero
3° Membro da banca: Braibante, Mara Elisa Fortes
4° Membro da banca: Miranda, Ana Carolina Gomes
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das definições de Ácido e Base em Livros Didáticos mais utilizados no ensino superior nas áreas da Química (Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica e Físico-Química) em cursos de Química Licenciatura de universidades federais do RS. O estudo objetivou avaliar os Livros Didáticos mais utilizados em cada área, a partir de cinco critérios: Perspectiva da Abordagem, Sequência de assuntos, Número de Páginas, Uso da História da Ciência, Funcionalidade dos recursos Visuais e Níveis de representação envolvidos nos recursos visuais. Analisaram-se aproximadamente 400 representações visuais relacionadas ao assunto. Os critérios apontam que, a maioria das teorias encontradas nos livros é de Bronsted-Lowry e Lewis, quanto ao critério funcionalidade dos recursos visuais, as mais utilizadas são: Macroscópica (Mac), Submicroscópica (Smic) e Simbólica (Simb), sendo que o livro B é o que contempla maior número de níveis de representação envolvidos nos recursos visuais, porém, nenhum exibe a História da Ciência. Espera-se que o desenvolvimento deste trabalho contribua para discussões sobre o tema e a qualidade dos Livros Didáticos da área.
Resumen : This work presents an analysis of the definitions of Acid and Base in most used Textbooks in the areas of Chemistry (Analytical Chemistry, Inorganic Chemistry, Organic Chemistry, Biochemistry and Physical Chemistry) at the higher level in Licentiate Chemistry courses from federal universities of RS. The study aimed to evaluate the most used Textbooks in each area, based on five criteria: Approach Perspective, Sequence of Subjects, Number of Pages, Use of History of Science, Functionality of Visual Resources and Levels of representation involved in visual resources. Approximately 400 visual representations related to the subject were analyzed. The criteria are that most of the theories found in the books are by Bronsted-Lowry and Lewis, regarding the criterion functionality of the visual resources, the most used are: Macroscopic (Mac), Submicroscopic (Smic) and Symbolic (Simb), being that Book B is the one that contemplates the greater number of levels of representation involved in the visual resources, however, none exhibits the History of Science. It is hoped that the development of this work will contribute to discussions about the theme and quality of the textbooks of the area.
Palabras clave : Ácido-base
Ensino de Química
Livro didático
Acid and base
Chemestry teaching
Textbook
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : FREITAS, Renata Teixeira Gomes de. Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4279
Fecha de publicación : 20-jun-2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Renata Teixeira Gomes de Freitas.pdfRenata Teixeira Gomes de Freitas 2018784.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.