Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4277
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo exploratório sobre o portfólio como instrumento de avaliação |
Autor(es): | Mena, Liziane Padilha |
Primeiro Orientador: | Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
1° Membro da banca: | Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
2° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
3° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
Resumo: | Esta pesquisa de conclusão de curso, desenvolvida na Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa, teve como objetivo analisar as publicações de revistas da área de Educação acerca da utilização do portfólio como instrumento de avaliação da aprendizagem. Metodologicamente, delineou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, caráter exploratório e bibliográfica pois utilizou-se como procedimento a análise de 15 artigos, provenientes de sete revistas, a partir dos quais emergiram seis categorias de análise: concepção teórica, concepção avaliativa, caráter das publicações, rede de ensino, formação de professores e construção do portfólio. Os resultados desta análise demonstraram que entre a gama de teóricos (35) o mais utilizado para conceituar portfólio é Hernandez (1998; 2000), condizente com a concepção formativa de avaliação. As publicações, em geral, têm caráter prático, são mais frequentes no âmbito de instituições públicas, no nível de ensino superior, na modalidade presencial e predominantemente na área de Ciências Humanas, o que mostra que o portfólio vem ganhando espaço como forma de avaliação da aprendizagem. Há três perspectivas para a construção de portfólios: direcionada, livre ou mista, sendo que os acompanhamentos englobam monitoramento e orientação. No que tange a formação de professores evidenciou-se que a utilização deste instrumento desencadeia processos de autoavaliação, autonomia e reflexão sobre a ação pedagógica. Concluiu-se que há necessidade de ampliar a utilização deste tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro, favorecendo a reformulação e reflexão acerca de uma série de paradigmas tradicionais que vêm repetindo-se, tanto nas práticas de ensino e aprendizagem, quanto nas de avaliação. |
Abstract: | This course conclusion research, developed at the Licenciatura em Ciências da Natureza, at the Federal University of Pampa, aimed to analyze the publications of journals in the area of Education about the use of the portfolio as a tool for evaluation of learning. Methodologically, it was delineated as a research of qualitative approach, exploratory and bibliographic character since it was used as a procedure the analysis of 15 articles, from seven journals, from which emerged six categories of analysis: theoretical conception, evaluative conception, character publications, education network, teacher training and portfolio building. The results of this analysis demonstrated that among the theoretical range (35) the most used to conceptualize portfolio is Hernandez (1998; 2000), consistent with the formative conception of evaluation. The publications, in general, are practical, are more frequent in public institutions, at the level of higher education, in the face-to-face modality and predominantly in the area of Human Sciences, which shows that the portfolio is gaining space as a way of evaluating the learning. There are three perspectives for the construction of portfolios: directed, free or mixed, and the accompaniments include monitoring and guidance. Regarding teacher training, it was evidenced that the use of this instrument triggers processes of self-assessment, autonomy and reflection on pedagogical action. It was concluded that there is a need to broaden the use of this type of evaluation in the Brazilian educational context, favoring the reformulation and reflection on a series of traditional paradigms that have been repeated, both in teaching and learning practices and in evaluation. |
Palavras-chave: | Instrumento de avaliação Estudo bibliográfico Avaliação da aprendizagem Evaluation instrument Bibliographic study Evaluation of learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | MENA, Liziane Padilha. Estudo exploratório sobre o portfólio como instrumento de avaliação. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4277 |
Data do documento: | 4-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liziane Padilha Mena.pdf | Liziane Padilha Mena 2018 | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.