Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4126
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os elementos fílmicos aplicados na produção de videoclipes independentes: “brilho de leão” - Rosa Neon
Autor(es): Nogueira, Cleyton Bruno Soares
Primeiro Orientador: Lima, Denise Aristimunha de
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Pereira, Camila Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o uso dos elementos fílmicos em videoclipes de artistas independentes, a partir da análise de "Brilho de Leão", da banda Rosa Neon. A ideia parte do pensamento direcionado ao meio digital, visto que muitos artistas independentes, assim como grandes produtoras, visionam a internet como o principal mecanismo de divulgação, facilitando o compartilhamento e interação do público com o artista. Portanto, para esta pesquisa foi utilizado como metodologia Análise de Conteúdo com dados qualitativos, a partir da perspectiva de Bardin, que constitui-se em três fases essenciais, sendo elas a pré-análise, referenciação dos índices e elaboração dos indicadores, e por último, descrição e interpretação. Fundamentado nessas etapas, foi observado o uso dos elementos fílmicos aplicados na produção do objeto em questão, e conforme a análise, buscou-se desenvolver o trabalho a partir da perspectiva dos seguintes autores: Aumont, Lumet, Martin, Hamburger, Soares, Burgess e Greffe, Vicente, Rodriguez, Bardin e Machado. Por fim, foi possível concluir que a banda Rosa Neon, a partir de seu videoclipe “Brilho de Leão”. O videoclipe, do ponto de vista de produto, abrange conjuntos de técnicas da linguagem audiovisual a partir de regras e composições que traduzem consequentemente o produto final.
Resumen : This work has the objective of understand the use of the film elements in independente artists video clips, since a analyze of “Brilho de Leão”, by the band Rosa Neon. The idea comes from a thinking directed on the digital environment, because a lot ot independent artists, as well as big producers, see the internet as their main mechanism of divulgation, turning easy the propagation and interaction of the public with the artist. Therefore, for this research was used as the methodology the Content Analysis with qualitative datas, since a Bardin perspective, that is constructed on three essential phases, being the pre-analysis, indexes references and indicators elaboration, and for last, description and interpretation. Based on these stages, it was observed the use of the film elements applicated on the production of the studied object, and according to the analysis, the work was developed from the perspective of the authors below: Aumont, Lumet, Martin, Hamburger, Soares, Burgess e Greffe, Vicente, Rodriguez, Bardin e Machado. Lastly, it was possible conclude that the band Rosa Neon, with their video clip “Brilho de Leão”. The videoclipe, as a product, covers set of techniques of audiovisual language starting from rules and compositions that translate consequently the final product.
Palabras clave : Gravações de vídeo
Vídeos musicais
Vídeo digital
Video recordings
Music Videos
Digital vídeo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : NOGUEIRA, Cleyton Bruno Soares. Os elementos fílmicos aplicados na produção de videoclipes independentes: “brilho de leão” - Rosa Neon. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4126
Fecha de publicación : 3-jul-2019
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cleyton Bruno Soares Nogueira 2019.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.