Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4069
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual: a viabilidade da preparação de professores e a tecnologia assistiva na prática pedagógica |
Autor(es): | Machado, Greice Falcão |
Primeiro Orientador: | Krause, Keli |
1° Membro da banca: | Nunes, Lauren de Lacerda |
2° Membro da banca: | Pinto, Muriel |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo mostrar inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, a qual esta deficiência é caracterizada por o desenvolvimento do cérebro mais lento, ou seja, tornando o processo de aprendizagem do aluno mais devagar que os demais. Destacando-se como a escola deve estar preparada para receber estes alunos quanto sua estrutura dedicada ao espaço denominado sala de recurso multifuncional para o atendimento educacional especializado e a disponibilidade da tecnologia assistiva, mostrando como deve ser e como está a preparação/formação dos professores que trabalham com estes alunos na escola e ainda as diversas atividades e avaliações diferenciadas que possibilita ao aluno romper suas barreiras postas pela deficiência, sendo utilizada a metodologia bibliográfica e documental para estas etapas citadas, e por fim através de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal – Escola Municipal Fernando Ferrari e uma escola estadual – Instituto Estadual Arneldo Matter, ambas da cidade de São Borja (RS) para mostrar como a escola e equipe em geral estão realizando na prática a inclusão de alunos com deficiência intelectual. |
Resumen : | Este estudiotiene como objetivo mostrar lainclusión de losestudiantes condiscapacidad intelectual em la escuela regular, esta deficiencia se caracteriza por El desarrollo Del cerebromás lento, es decir, haciendo que El proceso de aprendizaje de los estudiantes más lentamente que losotros. destacándose como La escuela debe estar preparado para recibires tos estudiantes como su estructura dedicada al espacio denominado sala multifuncional de recursos para losservicios de educación especializada y La disponibilidad de la tecnología de asistencia, mostrando cómodebe ser y cómo es la preparación / formación de los profesores trabajan com estos alumnos em la escuela y tambiénlas diversas actividades y diferentes evaluaciones que permiten a los estudiantes que rompen lãs barreras impuestas por discapacidad, finalmente aparecer en dos escuelas de estos problemas que traen estos resultados em la práctica actual de cada escuela. |
Palabras clave : | Tecnologia educacional Educação Inclusiva Crianças com distúrbios da aprendizagem Tecnología educativa Educación Inclusiva |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | MACHADO, Greice Falcão. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual: a viabilidade da preparação de professores e a tecnologia assistiva na prática pedagógica. 2016. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4069 |
Fecha de publicación : | 4-jun-2016 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Greice Falcão Machado 2016.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.