Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4068
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuição das atividades lúdicas no ensino fundamental: uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Meireles, Jenifer Chaiene Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Narvaes, Andréa Becker |
1° Membro da banca: | Nunes, Lauren de Lacerda |
2° Membro da banca: | Guindani, Yáscara Michele Neves Koga |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal, apresentar uma proposta de prática pedagógica a partir da metodologia lúdica, com o intuito de contribuir de alguma forma no processo de ensino aprendizagem do educando do ensino fundamental nas series finais. Neste sentido, procura-se em um primeiro momento conhecer alguns conceitos sobre a ludicidade. Em seguida busca-se demonstrar a importância atribuída as atividades lúdicas no contexto educacional, levando em considerações o uso das atividades lúdicas em variados contextos históricos, demonstrando assim sua tamanha importância no processo de construção do conhecimento do aluno. E em um terceiro e último momento são expostas algumas atividades que possivelmente podem ser trabalhadas em sala de aula como uma ferramenta de apoio ao educador. Pretende-se assim que essas contribuições ressaltem a importância do uso de atividades lúdicas no âmbito educacional, contribuindo assim no processo de ensino aprendizagem do aluno na forma mais prazerosa e diversificada, e ainda provocando mais debates acerca do tema. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta de lapráctica pedagógica de lametodología lúdica, conelfin de contribuir de algunamaneraenelproceso de enseñanza-aprendizaje de laescuela primaria de losestudiantesenla serie final. En este sentido, mirando a laprimeraconocenalgunos conceptos de lo lúdico. A continuación se busca demostrar laimportancia de que lasactividades de juegoenel contexto educativo, teniendoencuentael uso de lasactividades de juegoen diferentes contextos históricos, lo que demuestrasugranimportanciaenelconocimientodelestudiantedelproceso de construcción. Y en una tercera y última vez que se exponenalgunas de lasactividades que posiblementepueden ser trabajadosenel aula como un maestro para apoyarherramienta. Por tanto, se pretende que estas contribucionesponen de relievelaimportanciadel uso de lasactividades recreativas enel campo de laeducación, contribuyendoasíenelaprendizaje de losalumnosproceso de enseñanza de lamanera más placentera y diversificado, y de provocar más discusiones sobre el tema. |
Palavras-chave: | Prática de ensino Jogos educativos Aprendizagem Práctica docente Juegos educativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | MEIRELES, Jenifer Chaiene Rodrigues. Contribuição das atividades lúdicas no ensino fundamental: uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4068 |
Data do documento: | 4-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jenifer Chaiene Rodrigues Meireles 2016.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.