Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4051
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Serviço social e educação: desvelando o processo de trabalho do assistente social na Unipampa campus São Borja |
Autor(es): | Santos, Juliano Rosa dos |
Primeiro Orientador: | Fonseca, Laura Regina da Silva Câmara Maurício da |
1° Membro da banca: | Oliveira, Jairo da Luz |
2° Membro da banca: | Pedersen, Jaina Raqueli |
Resumo: | O presente Trabalho Final de Graduação caracteriza-se por um Relatório Teórico Prático, considerando a experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, realizado junto ao NuDE da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como objetivo geral desvelar o processo de trabalho do Assistente Social na UNIPAMPA campus São Borja. Para a construção deste trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica a partir de autores que problematizam o processo histórico da política educacional brasileira, considerando que o presente trabalho resulta da experiência de estágio, onde também foi realizado levantamento documental a partir dos documentos de estágio além de documentos institucionais, como resoluções, legislações, relatórios de gestão sobre a UNIPAMPA. Nesse sentido o trabalho faz um resgate dos principais momentos da história da política educacional. Na sequência são abordados conceitos sobre educação e Serviço Social. Logo após é aprofundada a discussão em torno da Assistência Estudantil e como ela esta organizada hoje especificamente no campus São Borja e por fim procura-se apontar o processo de trabalho do Assistente Social na UNIPAMPA campus São Borja, destacando assim o agir profissional além da sistematização teórico-prática que permeiam esse espaço sócio-ocupacional. |
Abstract: | This Final Graduate Work is characterized by a Theoretical Practice Report , considering the experience Supervised Training in Social Work I and II , conducted by the Social Service of the Federal University of Pampa ( UNIPAMPA ) , having as main objective to unveil the process of Social work Assistant in San Borja UNIPAMPA campus . For the construction of this work , we performed literature from authors that question the historical process of the Brazilian educational policy research , whereas this work results of internship experience , which was also conducted archival work from the internship documents beyond institutional documents, such as resolutions , laws , management reports on the work makes sense UNIPAMPA.Nesse a ransom of key moments in the history of educational policy . Following concepts of education and social work are discussed . Shortly after thorough discussion is around the Student Assistance and how it is organized today specifically in São Borja campus and ultimately looking to point the working process of the social worker in San Borja UNIPAMPA campus, thus underscoring the professional act beyond the systematization theoretical and practical permeating this socio- occupational space. |
Palavras-chave: | Ensino superior Estudantes - Programas de assistência Serviço Social Unipampa Higher education Students - Assistance programs |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citação: | SANTOS, Juliano Rosa dos. Serviço social e educação: desvelando o processo de trabalho do assistente social na Unipampa campus São Borja. 2014. 57 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4051 |
Data do documento: | 24-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliano Rosa dos Santos 2014.pdf | 409.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.