Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4037
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições dos mapas conceituais para aprendizagem: uma investigação na formação de licenciandas em Educação do Campo |
Autor(es): | Batista, Zélia Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de |
1° Membro da banca: | Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro |
2° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
3° Membro da banca: | Brito, Annie Mehes Maldonado |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as contribuições dos Mapas Conceituais na a aprendizagem e formação de professores no Curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus – Dom Pedrito. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicas do oitavo semestre deste Curso, e uma docente que utiliza os Mapas Conceituais em aula. Por meio da aplicação de dois questionários complementares e inter-relacionados – um com foco no aprender e outro com foco no ensinar - foram construídas compreensões sobre as contribuições dos Mapas Conceituais. Os resultados demonstram que os Mapas Conceituais são considerados pelas acadêmicas como um recurso facilitador para aprendizagem, sendo prazeroso e contribuindo para organização das relações entre os conceitos. Segundo as acadêmicas os Mapas Conceituais são desafiadores, estimulantes e que propiciam uma visão ampla do objeto em estudo, promovendo maior articulação das ideias e conhecimentos. Destaca-se que os Mapas Conceituais podem ser considerados como mediadores e organizadores de ideias, conceitos e conhecimentos, facilitando o ensinar e o aprender proporcionando clareza entre os conceitos. |
Abstract: | Este artículo investigó las contribuciones de los Mapas Conceptuales en el aprendizaje y formación de profesores en el Curso de Educación del Campo - Licenciatura, de la Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA - Campus - Dom Pedrito. Los sujetos de la investigación fueron académicos del octavo semestre de este Curso, y una docente que utiliza los Mapas Conceptuales en clase. Por medio de la aplicación de dos cuestionarios complementarios e interrelacionados - uno con foco en el aprendizaje y otro con foco en la enseñanza - se construyeron comprensiones sobre las contribuciones de los Mapas Conceptuales. Los resultados demuestran que los Mapas Conceptuales son considerados por las académicas como un recurso facilitador para el aprendizaje, siendo placentero y contribuyendo a la organización de las relaciones entre los conceptos. Según las académicas los Mapas Conceptuales son desafiadores, estimulantes y propician una visión amplia del objeto en estudio, promoviendo mayor articulación de las ideas y conocimientos. Se destaca que los Mapas Conceptuales pueden ser considerados como mediadores y organizadores de ideas, conceptos y conocimientos, facilitando el enseñar y el aprendizaje proporcionando claridad entre los conceptos. |
Palavras-chave: | Mapa conceitual Ensino Aprendizagem Mapa conceptual Enseñanza Aprendizaje |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citação: | BATISTA, Zélia Gonçalves. Contribuições dos mapas conceituais para aprendizagem: uma investigação na formação de licenciandas em Educação do Campo. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4037 |
Data do documento: | 13-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZELIA GONÇALVES BATISTA.pdf | ZELIA GONÇALVES BATISTA 2018 | 423.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.