Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4036
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Organização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campo
Título(s) alternativo(s): Curricular organization by knowledge area - the ways of Natural Sciences in a course Education of the Licensee Field
Autor(es): Conceição, Zaira Severo
Primeiro Orientador: Machado, Aniara Ribeiro
1° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
2° Membro da banca: Dias, Franciele Franco
3° Membro da banca: Sutério, Graciela Marques
Resumo: O presente artigo resulta de discussões que emergiram da necessidade de entender e problematizar o currículo do curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Dom Pedrito). O referido curso funciona no período de alternância o qual é permeado por uma organização curricular que privilegia a vivência na universidade e, também, com as diferentes comunidades do campo. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada é de caráter qualitativo, em que o caminho metodológico traçado teve como base duas versões disponíveis do Projeto Pedagógico do Curso (2013 e 2016). Desta forma, para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva, em que foi possível sinalizar que o curso necessita articular a área das Ciências da Natureza a Educação do Campo, visto que o curso possui caráter interdisciplinar e problematizador das realidades do campo.
Abstract: This article results from discussions that emerged from the need to understand and problematize the curriculum of the Field Education course - Licenciatura of the Federal University of Pampa (Dom Pedrito). This course works in the period of alternation which is permeated by a curricular organization that privileges the experience in the university and also with the different communities of the field. Therefore, the research presented here is of a qualitative character, in which the methodological path traced was based on two available versions of the Pedagogical Project of the Course (2013 and 2016). In this way, the Discursive Textual Analysis was used to organize and analyze the data, in which it was possible to indicate that the course needs to articulate the field of Natural Sciences field education, since the course has an interdisciplinary and problematizing character of the realities of the field.
Palavras-chave: Educação do Campo
Currículo
Ciências da Natureza
Field Education
Curriculum
Science of Nature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: CONCEIÇÃO, Zaira Severo. Organização curricular - os (des)caminhos das Ciências da Natureza em um curso de Educação do Campo. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4036
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zaira Severo.pdfZAIRA SEVERO CONCEIÇÃO 2018769.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.