Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4028
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação cidadã e serviço social na contramão da concepção burguesa de educação: em análise, a experiência de estágio supervisionado em serviço social
Autor(es): Hoepner, Charles Machado
Primeiro Orientador: Goin, Mariléia
1° Membro da banca: Gaviraghi, Fabio Jardel
2° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
Resumo: A educação, a partir dos anos 1990, sofre com os rebatimentos do Modelo Neoliberal instaurado, onde perde sua legitimação enquanto direito social e passa a ser vista enquanto mercadoria. O modo de pensar e posicionar-se frente à sociedade sofre com currículos engessados e direcionados para a manutenção da ordem vigente. Neste sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as contribuições da inserção do assistente social nas escolas municipais da rede regular de ensino de São Borja, a fim de evidenciar as particularidades de intervenção deste profissional neste espaço sócio-ocupacional, em face da realidade educacional apresentada e da defesa pela inserção de profissionais assistentes sociais nas escolas públicas, tendo em vista a luta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) por meio do Projeto de Lei de nº 3.688/2000. Esse estudo, pautado no método materialista histórico e dialético, consiste em uma pesquisa documental tendo por base os principais documentos produzidos durante o período de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, com ênfase ao Projeto de Intervenção realizado em 6 escolas municipais de São Borja. Com base nesse cenário, por meio da análise das informações oriundas do projeto de intervenção, percebe-se que os profissionais da educação, apesar de não demonstrarem muita clareza no que tange a intervenção profissional, concordam com a inserção de profissionais do Serviço Social na escola, em razão da sua capacidade crítica e investigativa de intervir na realidade. Tendo em vista o cenário educacional defendido pelo Serviço Social, a educação cidadã apresenta-se enquanto contraponto a esse modelo burguês de educação, pois valoriza uma educação crítica, cujos princípios norteadores regem a democracia, respeito às diferenças e a liberdade enquanto elementos nodais.
Abstract: La educación a partir del año 1990, sufre con los rebatimientos del modelo Neoliberal ya instaurado, donde se pierde su legitimación, mientras el derecho social es visto como Mercancia. El Modo de pensar y posicionarse frente a la sociedad, sufre con los planes de estudios enyesados y direccionados para la mantención de presente orden. En este sentido, el presente Trabajo Final de la Carrera, tiene como objetivo , Analizar las contribuiciones de la inserción del trabajador social en las escuelas municipales del Ente Regulardor de enseñanza de la ciudad de São Borja, con el fin de evidenciar las particularidades en la intervención de este profesional en este espacio sócio-ocupacional , en vista de la realidad educacional presentada y de la defensa por la inserción de los profesionales trabajadores sociales en las escuelas publicas, teniendo en cuenta la lucha del consejo federal de Servicio Social (CFESS) por medio del proyecto de ley numero 3.688/200. Ese estúdio, guiado en el método materialista, histórico y dialéctico, consiste en una investigación documental basada en los principales documentos producidos durante la pasantía supervisada en Trabajo Social I y II, con énfasis al proyecto de intervención realizada en 6 escuelas municipales de São borja. Sobre la base de este escenario, mediante el análisis de la información de la intervención del proyecto se percibe que los profesionales de la educación están de acuerdo con la inserción del profesional de Servicio Social en la escuela, debido a su capacidad crítica y de investigación para intervenir en la realidad. Teniendo en cuenta el nuevo escenario educativo que presenta la educación para la ciudadanía en oposición a este tipo de educación, se valororiza la educación crítica y la democratica mientras el eje nodal, es la concepción defendida por el Servicio social.
Palavras-chave: Assistentes sociais
Educação
Serviço Social
Trabalho qualificado
Trabajadores sociales
Educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: HOEPNER, Charles Machado. Educação cidadã e serviço social na contramão da concepção burguesa de educação: em análise, a experiência de estágio supervisionado em serviço social. 2014. 84 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4028
Data do documento: 14-Mar-2014
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Charles Machado Hoepner 2014.pdf595.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.