Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3956
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Os usos matemáticos por crianças de uma turma de pré-escola de Campo Novo/RS
Autor(es): Andriguetto, Carla Renati
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Pereira, Rachel Freitas
3° Membro da banca: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa aplicada que aborda os usos matemáticos em uma turma de pré-escola. As questões investigativas foram: Quais os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos de idade? Como os usos matemáticos escolares se aproximam de outras vivências não escolares? A pesquisa foi realizada em uma turma de Educação Infantil, de uma escola pública de Campo Novo/RS, com 20 crianças de 4 anos de idade. Os procedimentos foram a observação, o planejamento e a vivência de um Projeto de Intervenção. Os referenciais teóricos se basearam em Lorenzato (2006), Barbosa (2009), Ferro (2016), Wittgenstein (1979) e outros. Os materiais analisados consideraram os diferentes usos matemáticos, agrupando as falas e as fotos que mais se aproximavam, separando em três grupos: “Os usos matemáticos na sala de aula: o Mercado”, “Os usos matemáticos fora da sala de aula: os passeios” e “Os usos matemáticos com a família”. As análises apontam que as crianças interagiram, brincando com os colegas, usando os seus conhecimentos prévios, os conhecimentos ditos não escolares, que envolviam a linguagem Matemática, como a ideia de classificação, comparação de produtos, o entendimento de número (numeral e quantidade), valor e operações. Estes conhecimentos foram usados em sala de aula, ampliando os seus usos, na conversa sobre código de barras, na exploração das embalagens, nas compras no mercado, na exploração da calculadora e da máquina registradora. Os resultados mostram que os usos matemáticos em diversos contextos, na sala de aula, no mercado e na família estão inseridos em jogos de linguagens diferentes, mas que as regras são conhecidas e respeitadas pelos jogadores.
Abstract: This Critical-Reflective Report is the result of an applied research that approaches the mathematical uses in a Preschool Class. The investigative questions were: What are the mathematical uses of a Pre-Kindergarten Class of 4-year-old children? How do school mathematical uses approximate other non-school experiences? The research was done in a Pre-Kindergarten Class, of a public school in Campo Novo / RS, with 20 children of 4 years old. The procedures were the observation, the planning and the experience of an Intervention Project. The theoretical references were based on Lorenzato (2006), D'Ambrosio (2011), Wittgenstein (1979), DCNEI (2009), BNCC (2017) and others. The analyzed materials considered the different mathematical uses, grouping the speeches and the photos that came closest, separating into three groups: "Mathematical uses in the classroom: the Market", "Mathematical uses outside the classroom: the walks" and "Mathematical uses with the Family". The analysis showed that the children interacted, playing with their classmates, using their previous knowledge, the non-school knowledge, which involved mathematical language, such as the idea of classification, comparison of products, the understanding of number (numeral and quantity), value and operations. This knowledge was used in the classroom, expanding theirs uses, in the bar code talk, packaging exploration, market shopping, calculator and cash machine operation. The results show that mathematical uses in various contexts, in the classroom, in the market and in the family are inserted without different language games, but that the rules are known and respected by the players.
Palavras-chave: Educação Infantil
Linguagem Matemática
Pré-Escola
Kindergarten Class
Mathematical Language
Preschool
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: ANDRIGUETTO, Carla Renati. Os usos matemáticos por crianças de uma turma de pré-escola de Campo Novo/RS. 109p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3956
Data do documento: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla RenatiAndriguetto.pdfCarla Renati Andriguetto 20192.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.