Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3926
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Turismo pedagógico nas escolas: Uma Proposta de Inovação no Processo de ensino/aprendizagem na Rede Municipal de Ensino Básico de Jaguarão/RS.
Autor(es): Neves, Danielle Ramos das
Primeiro Orientador: Fischer, Vanessa Eliza
1° Membro da banca: Silva, Alice Leoti
2° Membro da banca: Duarte, Cristina Pureza Boessio
Resumo: O turismo pedagógico como prática curricular nas escolas de ensino básico em municípios com potencial turístico pode proporcionar aos alunos e professores uma nova perspectiva sobre a cidade, cultura e patrimônio. Segundo o Plano Municipal de Ensino de Jaguarão, o estudo sobre município é realizado durante o quarto ano do ensino básico. Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta de parceria entre Universidade Federal do Pampa, Prefeitura Municipal de Jaguarão através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação e Desporto, com o objetivo de inovar a prática curricular do ensino básico, trazendo o turismo pedagógico como ferramenta de ensino do estudo do município. As bases teóricas norteadoras para fundamentar esta proposta foram: educação e turismo, patrimônio cultural, turismo pedagógico e metodologia de ensino. A metodologia deste trabalho caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, utilizando de estudos bibliográficos e documentais. Com a aplicação desta proposta, pode-se dizer que a prática do turismo pedagógico no ensino fundamental pode incentivar a comunidade a preservar e valorizar os bens patrimoniais e culturais existentes que fomentam o turismo no município.
Resumen : The educational tourism as a curricular practice in primary schools on municipalities with tourism potential may provide to the students and teachers a new perspective about the city, the local culture and patrimony. According to the Educational Municipal Plan of Jaguarão, the studies about the city are realized during 4 th grade of primary school. Thus, this study combines a proposal of partnership between the Federal University of Pampa, City hall of Jaguarão, Secretariat of Culture and Tourism and Secretariat of Education and Sport. The objective is to innovate the curricular practices of the primary school, bringing the educational tourism as an instrument for the studies about the city. The theoretical bases to support this proposal were: education and tourism, cultural heritage, educational tourism and teaching methodologies. The methodological approach of this study was qualitative research, of applied nature and descriptive, by means of bibliographic and documental research procedures. Through the application of this proposal, it is possible to say that the practice of educational tourism in primary education can encourage the community to appreciate and preserve the local patrimonial goods and culture which promote tourism in the city.
Palabras clave : Turismo Pedagógico
Educação
Ensino Básico
Jaguarão, RS
Educational Tourism
Education
Primary School
Jaguarão, RS
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : NEVES, Danielle Ramos das. Turismo pedagógico nas escolas: Uma Proposta de Inovação no Processo de ensino/aprendizagem na Rede Municipal de Ensino Básico de Jaguarão/RS. 61p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3926
Fecha de publicación : 5-dic-2018
Aparece en las colecciones: Tecnologia em Gestão do Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DanielleRamosdasNeves2018.pdfDanielle Ramos das Neves 20181.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.