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Tipo: Artigo de Evento
Título: A Organização do Ensino por Licenciandos em Estágio e o Processo de Formação do Professor de Matemática
Autor(es): Nehring, Cátia Maria
Battisti, Isabel Koltermann
Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Resumo: No estágio curricular o licenciando experimenta situações de efetivo exercício profissional. Esta produção constitui-se a partir de uma investigação que visa ampliar/aprofundar entendimentos acerca do estágio curricular supervisionado na formação do professor de matemática, considerando aspectos relacionados à organização do ensino. Para tanto, considera-se relatórios produzidos por licenciandos de um curso de matemática, em uma disciplina de estágio. As análises são sustentadas por Brasil (2015a, 2015b, 2016), Duval (2003), Marques (2000) e Vigotski (1991, 2001), considerando as seguintes unidades de análise: análise do conteúdo: o nuclear do conceito matemático; motivos dos estudantes na significação dos conceitos matemáticos e vivências/experiências de situações de efetivo exercício profissional na formação do professor de matemática. Foi possível indicar que, por meio de processos reflexivos estabelecidos pelos licenciandos, para as vivências, nas vivências e das vivências de estágio, o referido estágio impactou significativamente na formação como professor de matemática.
Abstract: En el curso curricular el licenciante experimenta situaciones de efectivo ejercicio profesional. Esta producción se constituye a partir de una investigación que busca ampliar / profundizar entendimientos acerca del curso curricular supervisado en la formación del profesor de matemáticas, considerando aspectos relacionados con la organización de la enseñanza. Para ello, se considera informes elaborados por licenciantes de un curso de matemáticas, en uma disciplina de práctica. Los análisis son sostenidos por Brasil (2015a, 2015b, (2001), Duval (2003), Marques (2000) y Vigotski (1991, 2001), considerando las las siguientes unidades de análisis: análisis del contenido: el nuclear del concepto matemático; motivos de los estudiantes en la significación de los conceptos matemáticos y vivencias / experiencias de situaciones de efectivo ejercicio profesional en la formación del profesor de matemáticas. Es posible indicar que, por medio de procesos reflexivos establecidos por los licenciandos, para las vivencias, en las vivencias y las vivencias de prácticas, la referida etapa ha impactado significativamente en la formación como profesor de matemáticas.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Ensino de matemática
Educación
Formación de profesores
Enseñanza de matemáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Citação: NEHRING, Cátia Maria; BATTISTI, Isabel Koltermann; POZZOBON, Marta Cristina Cezar. A Organização do ensino por licenciandos em estágio e o processo de formação do professor de matemática. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 8, 2018, Bogotá-Colombia. Tema: Formación de profesores de ciencias para la construcción de sociedades sustentables.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3871
Data do documento: 10-Out-2018
Aparece nas coleções:Ciências Humanas-Anais de Conferências , Resumos e Artigos

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