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dc.contributor.advisor1Silva, Jocenir de Oliveira-
dc.creatorAraujo, Aline dos Santos-
dc.date.accessioned2019-03-06T19:51:09Z-
dc.date.available2019-03-06T19:51:09Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationARAUJO, Aline dos Santos. A atenção à pessoa com deficiência nas escolas públicas no município de São Borja. 2018. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3797-
dc.description.abstractThe importance of Inclusive Education of quality to attend people with disabilities in educational spaces should be increasingly valued by Brazilian society. The present Work of Conclusion of Course in Social Work aims to analyze how the public schools of the municipality of São Borja have fulfilled the social demands and needs of people with disabilities. The study is based on semi-structured qualitative research, having as study the interview with professionals inserted in three public schools of the municipality of São Borja, being: Sacred Heart of Jesus Municipal School, Getúlio Vargas State College and the Farroupilha Federal Institute - Campus São Borja, based through the assistance of a form. It is highlighted in this study the way in which the public schools of the municipality of São Borja have fulfilled the demands and social needs of people with disabilities in a regular way with the pedagogical professional support of the schools, when delicate cases occurs it is directed to the network of support, with help from other network professionals, such as social worker and psychologist. The conditions that public schools provide for the care of people with disabilities are in accordance with the Political Pedagogical Project, but none of the schools currently do not have professionals who work in school support activities, which precarizes the care of the disabled person. Based on the analysis of this theme, the final considerations indicate that one of the difficulties faced by the schools is the resistance of the professionals who use as justification the "unpreparedness" to attend the students with disabilities. It also emerges that the structure of schools and the environment, which are needed to assist people with disabilities, are still in their infancy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectDeficientespt_BR
dc.subjectSão Borja, RSpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleA atenção à pessoa com deficiência nas escolas públicas no município de São Borjapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4350298169612572pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839632655955381pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jorge Alexandre da-
dc.contributor.referee2Lazzari, Evelise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9423373296418386pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697544939230109pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA importância da Educação Inclusiva de qualidade para atender pessoas com deficiência nos espaços educacionais deve ser cada vez mais valorizada pela sociedade brasileira. O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem como objetivo analisar como as escolas públicas do município de São Borja têm realizado o atendimento das demandas e necessidades sociais das pessoas com deficiência. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa semiestruturada, tendo como estudo a entrevista com profissionais inseridos em três escolas públicas do município de São Borja, sendo elas: Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Colégio Estadual Getúlio Vargas e o Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja, através do auxílio de um formulário. Ressalta-se neste estudo o modo em que as escolas públicas do município de São Borja têm realizado o atendimento das demandas e necessidades sociais das pessoas com deficiência, de maneira regular com o apoio profissional pedagógico das escolas, quando ocorre casos delicados é direcionado a rede de apoio, com auxílios de outros profissionais da rede, como assistente social e psicólogo. As condições que as escolas públicas dispõem para o atendimento das pessoas com deficiência estão de acordo com o Projeto Político Pedagógico, porém nenhuma das escolas no momento possui profissionais que trabalham em atividades de apoio escolar, o que precariza o atendimento da pessoa com deficiência. Com base na análise desta temática, as considerações finais indicam que uma das dificuldades enfrentadas pelas escolas é a resistência dos profissionais que usam como justificativa o “despreparo” para atender os alunos com deficiência. Também se verifica que a estrutura das escolas e do entorno, necessárias para atender as pessoas com deficiência, ainda estão incipientes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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