Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3663
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Avaliação na educação infantil: processo de aprendizagem e reflexão |
Autor(es): | Aliandro, Bruna da Silva |
Primeiro Orientador: | Ourique, Maiane Liana Hatschbach |
1° Membro da banca: | Aranda, Silvana Maria |
2° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
Resumo: | O presente artigo considera o objetivo de investigar as contribuições que a avaliação, através de pareceres, traz para a aprendizagem dos alunos e para a prática pedagógica do professor. A avaliação é o conceito central dessa pesquisa, considera-se aqui a perspectiva de Hoffmann, a partir do contexto educacional contemporâneo. A metodologia empregada para estruturar esse artigo foi uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. A partir dessas questões, propõese neste trabalho uma discussão acerca da seguinte problemática: qual a colaboração da avaliação através de pareceres, para a prática pedagógica do professor de educação infantil e, consequentemente, para a aprendizagem do aluno? Neste sentido, ressalto a importância da construção de pareceres e relatórios descritivos de avaliação, pois é notável a influência desse documento nos encaminhamentos pedagógicos da educação infantil, colaborando para o melhor acompanhamento da formação da criança. |
Resumen : | El seguiente artículo tiene como objetivo la investigación de las contribuciones que la evaluación través de pareceres, trae para el aprendizaje de los alumnos ala práctica pedagógica del profesor. La evaluación el concepto central de esta investigación, considerándose acá la perspectiva de Hoffmann, a partir del contexto de la educación contemporánea. La metodología utilizada para la estructuración de eso artículo fue una investigación cualitativa, de tipo exploratória. A partir de essas cuestiones, se propone en esto rabejo una discusón cerca de la seguiente problematización: ¿cual la colaboración de la evaluación través de pareceres, para la práctica pedagógica del profesor de educación de niños , consecuentemente para el aprendizaje del alumno? En este sentido, se resalta la importáncia de la construcción de informes y pareceres descriptivos de evaluación, pues es notable la influéncia de eso documento en los encaminamientos pedagógico de la educación de niños, colaborando para el mejor acompañamiento de la formación del niño. |
Palabras clave : | Avaliação Aprendizagem Educação infantil Evaluación Aprendizaje Educación de niños |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | ALIANDRO, Bruna da Silva. Avaliação na educação infantil: processo de aprendizagem e reflexão. 29p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3663 |
Fecha de publicación : | 18-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrunadaSilvaAliandro2015.pdf | Bruna da Silva Aliandro 2015 | 303.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.