Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3663
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação na educação infantil: processo de aprendizagem e reflexão
Autor(es): Aliandro, Bruna da Silva
Primeiro Orientador: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
1° Membro da banca: Aranda, Silvana Maria
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
Resumo: O presente artigo considera o objetivo de investigar as contribuições que a avaliação, através de pareceres, traz para a aprendizagem dos alunos e para a prática pedagógica do professor. A avaliação é o conceito central dessa pesquisa, considera-se aqui a perspectiva de Hoffmann, a partir do contexto educacional contemporâneo. A metodologia empregada para estruturar esse artigo foi uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. A partir dessas questões, propõese neste trabalho uma discussão acerca da seguinte problemática: qual a colaboração da avaliação através de pareceres, para a prática pedagógica do professor de educação infantil e, consequentemente, para a aprendizagem do aluno? Neste sentido, ressalto a importância da construção de pareceres e relatórios descritivos de avaliação, pois é notável a influência desse documento nos encaminhamentos pedagógicos da educação infantil, colaborando para o melhor acompanhamento da formação da criança.
Resumen : El seguiente artículo tiene como objetivo la investigación de las contribuciones que la evaluación través de pareceres, trae para el aprendizaje de los alumnos ala práctica pedagógica del profesor. La evaluación el concepto central de esta investigación, considerándose acá la perspectiva de Hoffmann, a partir del contexto de la educación contemporánea. La metodología utilizada para la estructuración de eso artículo fue una investigación cualitativa, de tipo exploratória. A partir de essas cuestiones, se propone en esto rabejo una discusón cerca de la seguiente problematización: ¿cual la colaboración de la evaluación través de pareceres, para la práctica pedagógica del profesor de educación de niños , consecuentemente para el aprendizaje del alumno? En este sentido, se resalta la importáncia de la construcción de informes y pareceres descriptivos de evaluación, pues es notable la influéncia de eso documento en los encaminamientos pedagógico de la educación de niños, colaborando para el mejor acompañamiento de la formación del niño.
Palabras clave : Avaliação
Aprendizagem
Educação infantil
Evaluación
Aprendizaje
Educación de niños
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : ALIANDRO, Bruna da Silva. Avaliação na educação infantil: processo de aprendizagem e reflexão. 29p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3663
Fecha de publicación : 18-jul-2015
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BrunadaSilvaAliandro2015.pdfBruna da Silva Aliandro 2015303.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.