Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3654
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Práticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantil |
Autor(es): | Cardozo, Guacira |
Primeiro Orientador: | Pinho, Patrícia Moura |
1° Membro da banca: | Carvalho, Lisiane Teixeira de Armas |
2° Membro da banca: | Aranda, Silvana Maria |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo inserir crianças pré-escolares, da faixa etária de quatro a cinco anos e onze meses, em práticas lúdicas de reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A intenção é a de provocar situações que gerem reflexão sobre este sistema pelas crianças, podendo até torná-las alfabetizadas. Contudo, o foco desta pesquisa não é a alfabetização sistemática e obrigatória das crianças na Educação Infantil, mas sua imersão em práticas que as aproximem da escrita como objeto de conhecimento. Como princípios teóricos, abordo a questão da ludicidade e a compreensão do que é o Sistema de Escrita Alfabética, nas perspectivas de Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012). A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, de cunho analítico qualitativo, sendo o campo empírico uma turma de pré-escola da rede municipal de Educação Infantil de Jaguarão. Os resultados apontam que as crianças pré-escolares são capazes de observar aspectos formais dos grafismos da escrita e de realizar hipóteses sobre as relações fonema-grafema. |
Resumen : | Este trabajo tiene por objetivo insertar niños preescolares, del grupo de edad de cuatro a cinco años y once meses, en prácticas lúdicas de reflexión sobre el Sistema de Escritura Alfabética (SEA). La intención es la de provocar situaciones que generen reflexión sobre este sistema por los niños, pudiendo incluso hacerlas alfabetizadas. Sin embargo, el foco de esta investigación no es la alfabetización sistemática y obligatoria de los niños en la Educación Infantil, sino su inmersión en prácticas que las aproximen a la escritura como objeto de conocimiento. Como principios teóricos, abordo la cuestión de la ludicidad y la comprensión de lo que es el Sistema de Escritura Alfabética, en las perspectivas de Ferreiro y Teberosky (1999) y Morales (2012). La metodología utilizada es la investigación-acción, de cuño analítico cualitativo, siendo el campo empírico una clase de preescolar de la red municipal de Educación Infantil de Jaguarão. Los resultados apuntan que los niños preescolares son capaces de observar aspectos formales de los grafismos de la escritura y de realizar hipótesis sobre las relaciones fonema-grafema. |
Palabras clave : | Sistema de Escrita Alfabética Ludicidade Educação Infantil Sistema de Escritura Alfabética Alegría Educación Infantil |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | CARDOZO, Guacira. Práticas lúdicas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética na educação infantil. 17p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3654 |
Fecha de publicación : | 4-sep-2014 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuaciraCardozo2014.pdf | Guacira Cardozo 2014 | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.