Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3648
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A busca do ensino da língua portuguesa aliado aos gêneros da web na forma impressa |
Autor(es): | Brito, Richieli Gonçalves de |
Primeiro Orientador: | Damasceno, Vanessa Doumid |
1° Membro da banca: | Silva, Renata Silveira da |
2° Membro da banca: | Luzardo, Javier |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizar textos da web no ensino de Língua Portuguesa sem o meio digital. Para isso, será relatada nesse trabalho a prática realizada no estágio em língua materna efetuado em uma 6ª etapa de EJA (Ensino para Jovens e Adultos) em uma escola pública da cidade de Jaguarão. Essa proposta se deu através do trabalho com suportes da web transportados para a forma impressa, os alunos criaram um Orkut fictício e, também, um diálogo no MSN, porém, em ambas as atividades não foi utilizado o computador, mas sim páginas desses suportes impressas. Essa reflexão justifica-se pelo fato de acreditarmos ser pertinente que os alunos conheçam os gêneros textuais que existem e que têm surgido, apesar dos problemas técnicos que algumas escolas enfrentam. Assim, primeiramente, será apresentada a realidade do ensino público a partir da vivência do estágio de docência em língua portuguesa para, posteriormente, propormos algumas alternativas para aprendizagem da língua portuguesa mediada por gêneros da web na forma impressa. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la posibilidad de utilizar los textos de Internet en la enseñanza del idioma portugués y sin digitales. Para ello, será relatada en ese trabajo la práctica realizada en el estadio en lengua materna efectuado en una 6ª etapa de EJA (Enseñanza para Jóvenes y Adultos) en una escuela pública de la ciudad de Jaguarão. Esta propuesta se dio a través del trabajo con soportes de la web transportados a la forma impresa, los alumnos crearon un Orkut ficticio y, también, un diálogo en MSN, sin embargo, en ambas actividades no se utilizó el ordenador, sino páginas de esos soportes impresos . Esta reflexión se justifica por el hecho de que creemos que es pertinente que los alumnos conozcan los géneros textuales que existen y que han surgido, a pesar de los problemas técnicos que algunas escuelas enfrentan. Así, en primer lugar, la realidad de la educación pública de la enseñanza de la experiencia en el escenario en portugués para proponer posteriormente algunas alternativas para el aprendizaje del idioma portugués mediada géneros web en forma impresa serán mostrados. |
Palavras-chave: | Ensino Língua Materna Gêneros textuais Enseñanza Lengua materna Géneros textuales |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | BRITO, Richieli Gonçalves de. A busca do ensino da língua portuguesa aliado aos gêneros da web na forma impressa. 45p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3648 |
Data do documento: | 12-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RichieliGonçalvesdeBrito2011.pdf | Richieli Gonçalves de Brito 2011 | 4.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.