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dc.contributor.advisor1 | Deifeld, Telmo Egmar Camilo | - |
dc.creator | Sousa, Paulo Rogério Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T10:49:35Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T10:49:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Paulo Rogério Santos. Caracterização da flambagem lateral torcional e determinação do momento fletor característico para viga perfil “i” bissimétrica. 66p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3617 | - |
dc.description.abstract | A increscent application a charging on steel bars – when they reach determined intensity – causing bend in the elements, the process of lateral torsional buckling starts, which is characterized by translating the section perpendicular to the direction of loading and rotation of the cross section in relation to the longitudinal axis, such a phenomenon constitutes an limit state of collapse related the instability. The brazilian standard ABNT NBR 8800:2008 has a methodology for calculating the characteristic bending moments, but few practical tests are found to compare the results obtained with the current standard. For this, a bissimetric “I” beam was tested with dimensions 76,2 x 8,48 with punctual loading in the middle of the span with the aid of the universal testing machine EMIC DL 2000 and supported on a reaction beam, measuring horizontal displacement on the compressed table with assistance of LVDT’s HBM WA 50mm. Observing a critical moment 208,3% greater than the plastification limit for a case with constant momentum across the beam (Cb=1) and 160,5% higher for punctual loading in the middle of the span (Cb=1,316), but both moments within the plastic behavior of the section, which is not allowed by standard being limited to the plastification moment of 810 kN*cm to section with Cb=1,316 and 624, 21 kN*cm for Cb=1, it being evident that there is a region in which the beam showed support capability, but that because of the regime of non-elastic behavior, is limited to safety. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Flambagem | pt_BR |
dc.subject | Resistência dos materiais | pt_BR |
dc.subject | Vigas | pt_BR |
dc.subject | Civil Engineering | pt_BR |
dc.subject | Buckling | pt_BR |
dc.subject | Strength of materials | pt_BR |
dc.subject | Beams | pt_BR |
dc.title | Caracterização da flambagem lateral torcional e determinação do momento fletor característico para viga perfil “i” bissimétrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A aplicação crescente de um carregamento sobre barras de aço – ao atingirem determinada intensidade – ocasionando flexão nos elementos, dá início ao processo de flambagem lateral torcional, que é caracterizado por translação da seção perpendicularmente à direção de aplicação dos carregamentos e rotação da seção transversal em relação ao eixo longitudinal, tal fenômeno constitui um estado limite último (ELU) relacionado à instabilidade. A norma brasileira ABNT NBR 8800:2008 dispõe de uma metodologia de cálculo dos momentos fletores característicos, porém poucos ensaios práticos são encontrados para comparar os resultados obtidos com a norma vigente. Para tal, ensaiou-se uma viga bissimétrica do tipo “I” 76,2 x 8,48 com carregamento pontual no meio do vão com auxílio da máquina de ensaios universais EMIC DL 20000 e apoiada sobre uma viga de reação, aferindo-se deslocamento horizontal da mesa comprimida com auxílio de LVDT’s HBM WA 50mm. Observando um momento crítico 208,3% maior que o limite de plastificação para um caso com momento constante em toda a viga (Cb=1) e 160,5% maior para carga pontual no meio do vão (Cb=1,316), porém ambos os momentos dentro do comportamento plástico da seção, que não é permitido por norma ficando limitado ao momento de plastificação de 810 kN*cm para seção com Cb=1,316 e 624,21 kN*cm para Cb=1, ficando evidente que há uma região em que a viga mostrou capacidade de suporte, mas que por conta do regime de comportamento não-elástico, limita-se a favor da segurança. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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PAULO ROGÉRIO SANTOS SOUZA - 2018.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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