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dc.contributor.advisor1Viana, João Garibaldi Almeida-
dc.creatorPaz, Adrielly Pereira Chaves-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:22:44Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2019-01-10T11:22:44Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationPAZ, Adrielly Pereira Chaves. Agricultura familiar e a produção orgânica: uma análise das feiras da agricultura familiar para a produção de orgânicos em Sant'Ana do Livramento - RS. 20p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOrganic agriculture has increasingly become a field of attention for Brazilian society. One of the reasons is the growing search by consumers for healthier foods, linked to 2 the search for better quality of life. However, it must be considered that such production requires differentiated care, since it is more susceptible to pests and changes in climate, as well as facing the problem of an increasing shortage of labor for the countryside. In this work, we tried to investigate which motivations lead the rural producer to opt for organic production. To answer this research question, a qualitative approach of a descriptive nature was chosen. A field survey was conducted with farmers at the family farms in Sant'Ana do Livramento. Through semi-structured interviews, it was possible to identify that the zeal in relation to their health, as well as to the health of consumers, the environment and animals, was pointed out as the main motivation to opt for such production. It was also identified as motivations and facilitators of this option the producers' satisfaction with the work; the technical assistance provided by Emater; the added value in the marketing of products; and the correspondence with McClellan's theory and the two-factor theory Frederick Herzberg.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdução orgânicapt_BR
dc.subjectMotivaçõespt_BR
dc.subjectSant’Ana do Livramentopt_BR
dc.subjectFamily agriculturept_BR
dc.subjectOrganic productionpt_BR
dc.subjectMotivationspt_BR
dc.titleAgricultura familiar e a produção orgânica: uma análise das feiras da agricultura familiar para a produção de orgânicos em Sant’Ana do Livramento- RSpt_BR
dc.title.alternativeFamily agriculture and organic production an analysis of the fairs of the familiar agriculture for the production of organic in Sant'Ana do Livramento – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cinthia Simões da-
dc.contributor.referee2Sopeña, Mauro Barcellos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA agricultura orgânica tem se tornado cada vez mais um campo de atenção da sociedade brasileira. Um dos motivos é a crescente busca, por parte dos consumidores, de alimentos mais saudáveis, atrelada à procura por melhor e maior qualidade de vida. No entanto, deve-se ponderar que tal produção exige cuidados diferenciados, pois é mais suscetível a pragas e mudanças de clima, além de enfrentar o problema da escassez cada vez maior de mão de obra para o campo. Neste trabalho, buscou-se investigar quais motivações levam o produtor rural a optar pela produção de orgânicos. Para responder a esta pergunta de pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo com agricultores das feiras de agricultura familiar de Sant’Ana do Livramento. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foi possível identificar que o zelo com relação a sua saúde, bem como com a saúde dos consumidores, com o meio ambiente e com os animais, foi apontado como principal motivação para optarem por tal produção. Identificou-se também como motivações e elementos facilitadores dessa opção a satisfação dos produtores em relação ao trabalho; a assistência técnica presente por parte da Emater; o valor agregado na comercialização dos produtos; e a correspondência com as teoria de McClellan e a teoria dos dois fatores Frederick Herzberg.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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