Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/350
Tipo: | Relatório Técnico |
Título : | Avaliação institucional participativa na gestão regional da educação básica : o SEAP/RS na 35ª CRE. |
Autor(es): | Costa, Angela Regina Pires |
Primeiro Orientador: | Luce, Maria Beatriz |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo qualificar e democratizar a gestão no âmbito da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (35ª CRE) do Estado do Rio Grande do Sul, com base em uma avaliação institucional participativa. Esta ação insere-se no âmbito do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP/RS), que visa o aperfeiçoamento das instituições e das políticas educacionais da Rede Estadual de Ensino, estimulando a comunidade escolar à produção de diagnósticos e alternativas para o desenvolvimento da educação pública com qualidade social. O diagnóstico gerado pelas escolas estaduais e pelo corpo técnico da 35ª CRE, de outubro a dezembro de 2012, subsidiou um Projeto de Intervenção com o propósito precípuo de qualificar o corpo técnico da 35ª CRE para que pudesse superar as dificuldades apresentadas no diagnóstico inicial; e, assim, promover a melhoria das condições de gestão administrativa e pedagógica do órgão, qualificando o assessoramento e o monitoramento do conjunto das unidades escolares. A realização deste Projeto de Intervenção/Plano de Ação aconteceu através de diversas ações de formação continuada, inclusive um curso de extensão desenvolvido de forma presencial e a distância, utilizando a Plataforma Moodle, em cooperação com o Campus São Borja da UNIPAMPA. Os resultados obtidos foram objeto de registro e de análises quantitativas e qualitativas, por meio das quais constatou-se uma melhora na gestão, em especial no planejamento participativo e nas rotinas de trabalho, além do conhecimento adquirido tanto pelos participantes como pela pesquisadora. Todavia, dentre as principais dificuldades notadas estavam reunir o corpo técnico da CRE para participar dos encontros de formação devido à grande demanda de trabalho e viagens, dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas e a falta de motivação inicial em participar da formação. De outra parte, destaca-se que esta pesquisa-ação repercutiu mais amplamente na Rede Estadual de Ensino da 35ª CRE, no sentido almejado, o da qualificação da Educação Básica, via um largo debate e planejamento participativo. Ademais, por sua natureza, este Projeto ilustrou de modo incipiente, mas efetivo a relevância da articulação entre a Universidade e as instituições de Educação Básica, assim como a integração das funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão. |
Palabras clave : | Avaliação institucional Educação básica Planejamento participativo Gestão democrática Democratização Educação |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/350 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Angela Regina Pires Costa.pdf | Relatório Crítico-Reflexivo Mestrado | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.