Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3492
Tipo: | Dissertação |
Título : | Haciendo sonar el candombe: letramento literomusical no ensino fundamental |
Autor(es): | Mattos, Alessandro Vaz de |
Primeiro Orientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
Coorientador: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
1° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
2° Membro da banca: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
3° Membro da banca: | Souza, José Peixoto Coelho de |
4° Membro da banca: | Camargos, Moacir Lopes de |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar o processo de experimentação de um Material Didático Autoral (expressão que refere-se ao processo de experienciação da Unidade Didática) junto a estudantes de ensino fundamental no âmbito de uma região de fronteira uruguaio-brasileira. A referida Unidade centraliza-se no gênero afro-uruguaio Candombe, a partir do conceito de Letramento Literomusical e do entendimento de práticas musicais como possibilidade de imersão cultural potente nos aprendizados de línguas. A unidade temática foi planejada para nove períodos de quarenta e cinco minutos e experienciada entre os meses de junho e outubro de 2017. Para esta proposta, a pesquisa-ação delineou metodologicamente a análise, tendo como contexto de intervenção uma turma de trinta alunos de oitavo ano de uma Escola Pública Municipal de Bagé-RS/Brasil. Percebeu-se que as vivências oportunizadas pelas atividades literomusicais, serviram para acessar a perspectiva da relação entre as competências individuais e coletivas na compreensão dos discursos mediados por canções em seus contextos de circulação. Com as atividades práticas e as interlocuções acontecendo em Língua Espanhola, trabalhou-se as competências e habilidades dos aprendizes de línguas de uma maneira fluida, tendo como consequência destas vivências a produção de uma letra autoral da turma para um tema instrumental do gênero Candombe. A partir do envolvimento estimulado pelas narrativas, e instigados pelos desafios de produção literomusical, observou-se um profícuo engajamento às propostas da unidade didática. A abordagem do material didático autoral sugere a viabilidade da potencialização do emprego da Língua Espanhola em contextos que se identifiquem com a proposta. A partir da pesquisa pôde-se perceber pedagogicamente como estudar/experienciar um gênero musical é, também, estudar/experienciar um ambiente cultural. Neste caso, sendo a canção uma das formas expressivas no ambiente cultural do Candombe, consequentemente foi estudada/experienciada a Língua na qual ela se expressa. |
Resumen : | This thesis aims to analyze an original course material through the experiences among elementary school students from Southern Brazil, specifically froman Uruguayan-Brazilian border. The material unit centralizes the Afro-Uruguayan Candombe from the “literomusical literacy” concept and from the understanding of musical practice as a powerful cultural immersion possibility when it comes to language learning. It was all planned to work in nine periods of forty-five minutes each, and experienced between June and October, 2017. The action research was the methodologic approach for these purposes, involving the participation of a class of thirty students of the eighth year in a Municipal Public School in the city of Bagé-RS/Brazil. All the experiences derived from the literomusical literacy perspective paved the way to access the relation between the individual and group competences of the students on discourse comprehension mediated by music in their context readings. Along the practical activities and the interaction played in the Spanish language, the students’ language competences and abilities were studied in an easy manner, having as a consequence of such experiences the composition of an original lyric to an instrumental Candombe theme song. From the engagement stimulated by the narratives and provoked by the literomusical production challenges, a rewarding student engagement has been noticed towards the didactic unit. The course material approach suggests that it is feasible to maximize the use of the Spanish language several sorts of classrooms that that can be related to the concerned proposal. This is said because studying/experiencing a musical genre is, also, studying/experiencing a cultural environment. Therefore, being music significant in the cultural environment of the Candombe, consequently the language in which this rhythm is originally expressed was studied/experienced at the same time. |
Palabras clave : | Ensino de língua espanhola Candombe Práticas musicais no ensino de línguas Letramento literomusical Imersão cultural Enseñanza de lengua española Prácticas musicales en la enseñanza de lenguas Letramento literomusical Inmersión cultural Spanish language teaching Musical practices and language teaching Literomusical literacy Cultural immersion |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Linguas |
Citación : | MATTOS, Alessandro Vaz de. "Haciendo sonar el candombe”: letramento literomusical no ensino fundamental.121 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3492 |
Fecha de publicación : | 25-jun-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Alessandro Mattos 2018.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto Pedagógico_Alessandro Mattos.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.