Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3432
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
Título: Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas da rede municipal de Jaguarão-RS
Autor(es): Dutra, Rosa Maria Martins Carvalho
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos
3° Membro da banca: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Resumo: O presente relatório crítico-reflexivo, intitulado “Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS” teve como objetivo geral descrever e analisar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem nos anos finais visando, através de formação com as professoras, proporcionar alternativas de avaliação que impactem sobre o planejamento e sobre as condições de aprendizagem, reduzindo os índices de reprovação e evasão escolar. O processo de construção deste projeto envolveu pesquisa diagnóstica do tipo exploratória com análise de questionário aplicado a todos os sujeitos e análise documental, produzindo o corpus para o Plano de Ação, sendo constituído do planejamento, da execução e da avaliação de ações, organizado em rodas de conversa. Nesses encontros foram discutidas temáticas previamente planejadas que propiciaram reflexões e discussões em torno da temática e, por fim, o monitoramento e avaliação das ações dos sujeitos. A metodologia adotada para a pesquisa pautou-se em uma abordagem intervencionista com a proposta de continuar esses momentos de reflexão em outros momentos e espaços. Foi uma pesquisa relevante uma vez que pode contribuir para a melhoria da qualidade de educação de nosso município e, principalmente, qualificar o trabalho pedagógico e de avaliação com os alunos.
Abstract: This critical-reflexive report entitled “A look at the assessment of learning in the final years in the public schools of Jaguarão-RS" had a general objective to describe and analyze how the process of learning in the final years occurs, through training with teachers, to provide alternative evaluation that impacts on planning and learning conditions, reducing school failure and school dropout. This project construction involved exploratory diagnostic research with questionnaire analysis applied to all subjects and documentary analysis, producing the corpus for the Action Plan, consisting of planning, execution and evaluation of actions, organized in conversation meetings. In these meetings, previously planned themes were discussed, which led to reflections and discussions around it and, finally, the monitoring and evaluation of the subject’s actions. The adopted methodology for the research was based on an interventionist approach with the proposal to continue these moments of reflection in other moments and spaces. It was a relevant research since it can contribute to the improvement of the education quality in our county and, mainly, to qualify the pedagogical work and evaluation with the students.
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Formação de professores
Evaluation
Learning
Formation the teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: DUTRA, Rosa Maria Martins Carvalho. Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas da rede municipal de Jaguarão-RS. 130p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3432
Data do documento: 25-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosaMariaMartinsCarvalhoDutra2018.pdfRosa Maria Martins Carvalho Dutra 20182.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.