Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3423
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos
Autor(es): Lovato, Anderson Benites
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Martins, Tiago Costa
2° Membro da banca: Andres, Fernanda Sagrilo
Resumo: Este trabalho busca analisar as Relações Públicas, suas funções e estratégias na comunicação do Senac-RS com o seus públicos. Para contemplar os objetivos do estudo foram realizadas pesquisas, bibliográfica e documental, a fim de contextualizar a história da profissão e teoria de Roberto Porto Simões, aporte teórico para as funções, técnicas e instrumentos estudados no capitulo seguinte. No terceiro capitulo é tratado o estudo de caso, a instituição Senac-RS, a Assessoria de Marketing-AMKT e os profissionais de Relações Públicas lá inseridos, os quais foram entrevistados a fim de trazerem uma visão pratica e atuante do profissional na presente organização. O estudo justifica-se por ordem pessoal, pois o pesquisador é colaborador da instituição e possui interação direta com os profissionais estudados, também pela pertinência Relações Públicas como profissão e atividade e favorecer os seus estudos no âmbito estratégico da comunicação. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que o profissional de Relações Públicas no Senac-RS são reconhecidos por seu conhecimento técnico, porém possuem a liberdade para que possam opinar e contribuir com a comunicação e marketing da empresa, são essenciais no relacionamento dos públicos com o Senac-RS.
Abstract: This paper analyzes the Public Relations, functions and strategies in Senac-RS communication with its stakeholders. To address the objectives of the study were searched, literature and documents in order to contextualize the history of the profession and theory Roberto Porto Simões, theoretical support for functions, techniques and tools studied in the next chapter. In the third chapter is treated the case study, the Senac-RS, the Marketing Advice-AMKT Advisory and Public Relations professionals inserted there, who were interviewed in order to bring a vision and active professional practice in this organization. The study is justified by personal, because the researcher collaborates with the institution and has direct interaction with professionals studied also by relevance Public Relations as a profession and activity and further their studies in the strategic framework of communication. ased on the analyzes developed, it can be concluded that professional PR at Senac-RS are recognized for their expertise, but have freedom so they can provide feedback and contribute to the communication and marketing company, are essential in the relationship of public with Senac-RS.
Palavras-chave: Relações Públicas
Comunicação
Marketing de relacionamento
Senac , Rio Grande do Sul
Public relations
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: LOVATO, Anderson Benites. Relações públicas: funções e estratégias na comunicação e relacionamento do Senac-RS com seus públicos. 2015. 58p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3423
Data do documento: 19-Jan-2015
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Benites Lovato (2015).pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.