Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Turismo pedagógico: ensino e aprendizagem/aquisição de língua espanhola e cultura
Autor(es): Silva, Mara Belem da
Primeiro Orientador: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
1° Membro da banca: Lima, Francielle de
2° Membro da banca: Farinha, Alessandra Buriol
Resumo: O Turismo Pedagógico é um dos segmentos do Turismo que vem crescendo e, portanto, necessita de reflexões, estudos e, por que não, proposições. Neste trabalho busco criar uma proposta de Turismo Pedagógico no ensino de língua espanhola e cultura uruguaia para alunos da rede básica de ensino, da etapa sete, do Grupo de Educação de Jovens e Adultos, (EJA), que corresponde ao primeiro ano do Ensino Médio, do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, da cidade de Jaguarão RS. Para sustentar minha proposta, me ancoro, basicamente, em Lima (2014) e Matsuyama (2009), que discutem em profundidade a questão do Turismo Pedagógico, e em Krashen (1985) e Jonhson (2008), sobre aprendizagem/aquisição de idiomas. Uma das contribuições deste estudo para a área é a possibilidade de ampliação da atuação do Tecnólogo em Turismo, realizando propostas, dentre as quais, a criação de agências especializadas na área. A possibilidade de realização do Turismo Pedagógico é real e é possível, basta que os sujeitos escolares se desacomodem e estejam abertos a novas práticas pedagógicas, contextualizadas e interdisciplinares, que lhes sejam propostas e viabilizadas.
Abstract: El Turismo Pedagógico es uno de los segmentos del Turismo que viene creciendo y, por lo tanto, necesita de reflexiones, estudios y, por qué no, proposiciones. En este trabajo busco crear una propuesta de Turismo Pedagógico para la enseñanza de lengua española y cultura uruguaya para alumnos de la red básica de enseñanza, de la etapa siete, del Grupo de Educación de Jóvenes y Adultos, (EJA), que corresponde al primer año del “Ensino Medio”, del “Instituto Estadual de Educação Espírito Santo”, de la ciudad de “Jaguarão RS”. Para sostener mi propuesta, me baso, principalmente, en Lima (2014) y Matsuyama (2009) que discuten en profundidad la cuestión del Turismo Pedagógico y Krashen (1985) y Jonhson (2008), sobre aprendizaje/adquisición de idiomas. Una de las contribuciones de este trabajo para el área es la posibilidad de ampliación de la actuación del Tecnólogo en Turismo, realizando propuestas y porque no, la creación de agencias especializadas en el área. La posibilidad de realización del Turismo Pedagógico es real y es posible, basta que los sujetos escolares se desalojen e estén abiertos a nuevas propuestas pedagógicas, contextualizadas e interdisciplinares, e que estas les sean propuestas y viabilizadas.
Palavras-chave: Turismo Pedagógico
Ensino
Aprendizagem/aquisição
Língua espanhola
Cultura
Turismo Pedagógico
Enseñanza
Aprendizaje/adquisición
Lengua española
Cultura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SILVA, Mara Belem da. Turismo pedagógico: ensino e aprendizagem/aquisição de língua espanhola e cultura. 24p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3352
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão do Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaraBelemdaSilva2017.pdfMara Belem da Silva 2017315.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.