Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3325
Tipo: | Relatório Crítico-Reflexivo |
Título : | Mediação de conflitos como estratégia de prevenção da violência na escola |
Autor(es): | Jodar, Ivonete Afonso |
Primeiro Orientador: | Pozzobon, Marta Cristina Cezar |
Coorientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Gritti, Silvana Maria |
2° Membro da banca: | Hammes, Itamar Luis |
Resumo: | Este Relatório Crítico-reflexivo é resultado de uma pesquisa e intervenção pedagógica sobre a mediação de conflitos como estratégia de prevenção da violência na escola, com o objetivo de averiguar a importância da formação de mediadores para atuar nas situações de conflito a partir de uma cultura de diálogo, de respeito e de paz. Para tanto, realizou-se um curso de extensão de 40 horas, a partir de oficinas, com um grupo de professores de 5º a 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio de Sampaio no município de Jaguarão-RS. A pesquisa baseou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e caracterizou-se por uma pesquisa intervencionista do tipo pedagógica. Com isso, destaca-se que as ações para a prevenção da violência exigem flexibilidade do planejamento pedagógico, compreensão da situação e diálogo, na perspectiva da aprendizagem dos pressupostos de uma educação para a paz. |
Resumen : | Este Informe Crítico-reflexivo es el resultado de una investigación e intervención pedagógica sobre la mediación de conflictos como estrategia de prevención de la violencia en la escuela, con el objetivo de averiguar la importancia de la formación de mediadores para actuar en las situaciones de conflicto a partir de una cultura de la cultura diálogo, respeto y paz. Para ello, se realizó un curso de extensión de 40 horas, a partir de talleres, con un grupo de profesores de 5º a 9º año, en la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental General Antônio de Sampaio en el municipio de Jaguarão-RS. La investigación se basó en los presupuestos del enfoque cualitativo y se caracterizó por una investigación intervencionista del tipo pedagógico. Con ello, se destaca que las acciones para la prevención de la violencia exigen flexibilidad de la planificación pedagógica, comprensión de la situación y diálogo, en la perspectiva del aprendizaje de los presupuestos de una educación para la paz. |
Palabras clave : | Docência Violência na escola Mediação de conflitos Cultura da paz Docencia Violencia en la escuela Mediación de conflictos Cultura de la paz |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | JODAR, Ivonete Afonso. Mediação de conflitos como estratégia de prevenção da violência na escola. 91p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3325 |
Fecha de publicación : | 5-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvoneteAfonsoJodar2018.pdf | Ivonete Afonso Jodar 2018 | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.