Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3314
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A publicidade em rádios de fronteira
Autor(es): Martins, Luis Ari Ferreira
Primeiro Orientador: Thier, Roberta Roos
1° Membro da banca: Duval, Adriana Ruschel
2° Membro da banca: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
Resumo: A publicidade radiofônica é uma forma eficiente de anunciar e com custo relativamente baixo, por isso se constitui em uma excelente alternativa a disposição dos anunciantes na busca por novos clientes e mercados, além disso, ela é para a grande maioria das emissoras a principal fonte de arrecadação. A publicidade radiofônica inserida dentro dos contextos culturais e identitários que envolvem a fronteira entre os dois maiores países da América latina, e as respectivas cidades de São Borja e Santo Tome possuem diversas peculiaridades. Juntando-se a esse contexto encontram-se as emissoras FM que tiveram um crescimento bastante significativo em termos quantitativos e se apresentam como maioria nessa região, suas ondas alcançam os dois lados da fronteira, levando consigo a presença dos anunciantes. Os anunciantes que interessam nesse estudo são os brasileiros que anunciam na Argentina na cidade de Santo Tome, especificamente na emissora FM Sol e as empresas argentinas que anunciam no Brasil em São Borja, na emissora Fronteira FM. O descobrimento desses anunciantes e das motivações que os levaram a realizar essa divulgação são os objetivos do presente trabalho, que aborda questões culturais, econômicas e sociais que envolvem a fronteira. Levando em consideração a publicidade e seu desenvolvimento na região. Os aspectos legais também circundam essa temática, no que tange a regulamentações e concessões para o funcionamento das emissoras de rádio nos dois países.
Resumen : The radio advertising is an effective way to advertise and with relatively low cost, therefore constitutes an excellent alternative available to advertisers in the search for new customers and markets, in addition, it is for the vast majority of stations the main source of collection. The radio advertising embedded within the cultural contexts and identities that involve the border between the two largest countries in Latin America, and their cities of São Borja and Santo Tome have several peculiarities. Joining this context are the FM stations that had a very significant growth in quantitative and present themselves as most in this region, the waves reach both sides of the border, bringing the presence of advertisers. Advertisers who are interested in this study are Brazilians who advertise in Argentina in the city of Santo Tome, specifically the FM station Sun and Argentine companies that advertise in Brazil in São Borja, in Frontier FM station. The discovery of these advertisers and the motivations that led them to make this disclosure are the goals of this work, which addresses cultural issues, economic and social changes that involve the border. Considering the publicity and development in the region. Also the legal aspects surrounding this subject, with respect to rules and concessions for the operation of radio stations in both countries.
Palabras clave : Publicidade
Rádio
São Borja, RS
Santo Tomé (Argentina)
Fronteiras
Publicity
Radio
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : MARTINS, Luis Ari Ferreira. A publicidade em rádios de fronteira. 2010. 73p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3314
Fecha de publicación : 22-jul-2010
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUIS ARI FERREIRA MARTINS 2010.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.