Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3253
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | The role of motivation in ESL learning |
Autor(es): | Fonseca, Priscila Fonseca Mello |
Primeiro Orientador: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
2° Membro da banca: | Morais, Kátia Vieira |
3° Membro da banca: | Faveri, Rodrigo Borges de |
Resumo: | This paper aims to discuss how the affective factor Motivation can influence the learning of English as a second language in an undergraduate pre-service teacher education course, more specifically in the Portuguese/English and Correspondent Literatures major at the Federal University of the Pampa (Universidade Federal do Pampa). This research works on different views of motivation: Intrinsic and Extrinsic motivation; Instrumental and Integrative motivation; and Behavioristic, Cognitive and Constructivist motivation. Our focus lies on the possible correlation between motivation and dropout. For data collection, we created two quizzes and applied them to 20 students. The first quiz was applied to 10 students of Portuguese and English. The second one was applied to 10 students who started studying both languages but eventually gave up English. The results show that intrinsically motivated students are less likely to give up the second language. No correlation was found between dropout and the other views of motivation investigated. |
Abstract: | Este artigo objetiva discutir como o fator afetivo Motivação pode influenciar a aprendizagem de Inglês como segunda língua em um curso de Licenciatura, mais especificamente no curso de Licenciatura em Letras: Inglês/Português e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé/RS. Esta pesquisa trabalha com diferentes visões de motivação: intrínseca e extrínseca; instrumental e integrativa; e construtivista, cognitiva e behaviorista. O foco do trabalho é na possível correlação entre motivação e evasão. Para a coleta de dados, criamos dois questionários e aplicamos a 20 estudantes. O primeiro foi aplicado a 10 alunos de português e inglês. O segundo foi respondido por 10 alunos que começaram a estudar as duas línguas mas acabaram desistindo do inglês. Os resultados mostram que os alunos com mais motivação intrínseca têm menor probabilidade de desistirem da segunda língua. Nenhuma correlação foi encontrada entre a evasão e as demais visões de motivação investigadas. |
Palavras-chave: | Affective factors Motivation Dropout ESL Fatores afetivos Motivação Evasão |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | FONSECA, Priscila Fonseca Mello. The role of motivation in ESL learning. 26 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3253 |
Data do documento: | 16-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Priscila Fonseca.pdf | 434.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.