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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da habilidade oral em língua espanhola na sala de aula: realidade ou utopia
Autor(es): Martins, Claudia Calcagno
Primeiro Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
1° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
2° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
3° Membro da banca: Camargos, Moacir Lopes de
Resumo: O presente estudo tem por objetivo quais são as percepções que os professores da rede pública municipal e estadual e da rede particular da cidade de Bagé/RS, utilizam a habilidade oral em suas interações com os alunos, em sala de aula. Os procedimentos metodológicos que organizaram este trabalho estão pautados em uma metodologia qualitativa, Minayo, (1993) de caráter interpretativo, cujo disparador foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado aleatoriamente a professores da rede pública e particular da cidade de Bagé, conforme Bortoni Ricardo (2008). Como referencial teórico utilizamos os PCNs (1998, 1999), Vygotsky, (1934), Wallon (1942), Bakhtin (1999, 2003), Coracini,( 2003, 2005), entre outros. As nossas análises foram interpretativas e, a partir dos resultados obtidos, podemos dizer que o uso da habilidade oral em sala de aula ainda não é uma realidade. Sugere-se um olhar diferenciado para esse contexto em que é utilizada a habilidade oral (sala de aula), de modo que, sejam realizadas formações continuadas direcionadas a esses docentes, como também, as instituições formadoras (universidades) possam aumentar a carga horária com relação ao uso da oralidade.
Abstract: El presente estudio tiene por objetivo verificar si profesores de la red pública municipal y estadual de la ciudad de Bagé RS utilizan la destreza oral en sus interacciones con los alumnos en sala de aula. Los procedimientos metodológicos que organizan este trabajo están pautados en una metodología cualitativa, Minayo, (1993), de carácter interpretativo, cuyo disparador fue un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, aplicado aleatoriamente a profesores de la red pública de la ciudad de Bagé, según Bortoni Ricardo, ( 2008). Como referencial teórico utilizamos PCNs (1998, 1999), Vygotsky, (1934), Wallon(1942), Bakhitin (1999, 2003), Coracini,( 2003, 2005), entre otros. Nuestros análisis fueron interpretativos y a partir de los resultados obtenidos podemos decir que el uso de la destreza oral en el aula todavía no es una realidad. Sugiriendo una mirada diferenciada para ese contexto en que es utilizada la destreza oral (clase), de modo que sean realizadas formaciones continuadas direccionadas para esos docentes, como también las instituciones formadoras (universidades) puedan aumentar la carga horaria sobre el uso de la oralidad.
Palavras-chave: Língua estrangeira
Espanhol
Habilidade oral
Lengua extranjera
Español
Destreza oral
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: MARTINS, Claudia Calcagno. “O uso da habilidade oral em língua espanhola na sala de aula: realidade ou utopia”?. 58 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3244
Data do documento: 13-Mai-2013
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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