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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Danoninho: o consumo serve pra pensar?
Autor(es): Silva, Deise Marivane da
Primeiro Orientador: Silva, Denise Teresinha da
1° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade.
Abstract: Amid the growth of advertising aimed at children and the accession of these as a potential consumer audience, this work was developed with the aim to understand how propaganda develops a pedagogy of consumption through their strategies and how is personal behavior as consumption. To answer these questions, is used as a base discourse analysis, the theory of the Annunciation, the pedagogy of consumption and marketing. The work object are Danoninho campaigns, the Danone brand, which were the campaign "Strawberry yogurt to plant", "Strawberry yogurt is worth a bifinho" and "Strawberry yogurt is time snack." The method used is a qualitative research with the analysis of VT's and quantitative with the questionnaires in the city of Garruchos, Rio Grande do Sul. After analysis and application questionnaire was concluded that the commercials have a pedagogical awareness, as the personal consumption behavior can be carried out a profile that shows how the marketing sells values and awakens desires and how the consumer is uninformed bodies regulating advertising.
Palavras-chave: Publicidade
Danone S.A.
Marketing
Crianças como consumidoras
Garruchos (RS)
Publicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221
Data do documento: 28-Jan-2015
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