Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3212
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O que mostram os relatórios de estágio IV? referente a formação inicial do professor de espanhol |
Autor(es): | Siqueira, Caroline Vieira |
Primeiro Orientador: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
1° Membro da banca: | Santos, Giane Rodrigues dos |
2° Membro da banca: | Melgares, Tatiane Mena Silveira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descobrir de que maneira o estágio de língua espanhola do curso de Letras da UNIPAMPA, contribuiu ou não na vida acadêmica dos alunos, a partir da leitura dos relatórios. Para isso, realizei uma pesquisa qualitativa na qual utilizei o texto dos relatórios como instrumento de coleta dos dados. Após a leitura, anotei tudo que acreditava importante para responder aos objetivos deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como referencial teórico utilizei: Buriolla apud Pimenta e Lima (2012); Pimenta e Lima (2012); Avelar (2015); Nérici (1993); Tardif (2002); Sanches (2005); Barreiros (2008) e Silva (2012). Alguns dos resultados desta pesquisa apontam que uma das grandes dificuldades dos estagiários, ao se depararem com o contexto da sala de aula, é a falta de motivação de alunos e professores. Mas que o estágio é muito importante para a formação docente dos alunos de uma licenciatura, pois é a partir das práticas de estágio que começamos a adquirir experiência no ambiente escolar. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo descubrir de qué manera la pasantía de lengua española del curso de Letras de la UNIPAMPA, contribuyó o no en la vida académica de los alumnos, a partir de la lectura de los relatos. Para eso, realicé una pesquisa cualitativa donde utilicé la lectura de los relatos como instrumento de coleta de los dados. Después de la lectura, apunté todo que acreditaba importante para responder los objetivos del Trabajo de Conclusión de Curso (TCC). Como referencial teórico utilicé: Lei Federal nº 11.788; Lei nº 11.161; Lei nº 13.415; Buriolla apud Pimenta e Lima (2012); Pimenta e Lima (2012); Avelar (2015); Nérici (1993); Tardif (2002); Sanches (2005); Barreiros (2008) e Silva (2012). Algunos de los resultados de la pesquisa apuntan que una de las grandes dificultades de los pasantes, al se depararen con el contexto del salón de clase, es la falta de motivación de los alumnos y de los profesores. Mas que la pasantía es muy importante para la formación docente de los alumnos de una licenciatura, pues es a partir de las prácticas de pasantía que empezamos a adquirir experiencia en el ambiente escolar. |
Palavras-chave: | Estágio Relatório Formação docente Pasantía Relato Formación docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | SIQUEIRA, Caroline Vieira. O que mostram os relatórios de estágio IV? referente a formação inicial do professor de espanhol. 42p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3212 |
Data do documento: | 16-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINEVIEIRASIQUEIRA2018.pdf | Caroline Vieira Siqueira 2018 | 507.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.