Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3211
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cayó, cayé, caí: desenvolvimento lexical inicial de uma criança uruguaia
Autor(es): Silva, Mônica Helena Martines
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
2° Membro da banca: Melgares, Tatiane Mena Silveira
Resumo: Este trabalho procura explicar o desenvolvimento da aquisição de linguagem inicial, tendo como base os estudos de Piaget, Vygotsky e outros pesquisadores do tema, procurando responder a seguinte questão: em que medida o processo de aquisição da linguagem é motivado por predisposições inatas e em que medida é motivado pela experiência? Para isso, investiga o desenvolvimento lexical inicial de um menino uruguaio, no período dos 17 aos 22 meses de idade, a partir de vídeos, eventual interação direta e um diário fornecido pela mãe. O primeiro capítulo trata das habilidades pré-linguísticas do sujeito investigado, a partir da relação entre linguagem e cognição (cf. Piaget e Vygotsky). O segundo capítulo trata do desenvolvimento lexical inicial do informante estudado, desde a produção de suas primeiras palavras até o início da chamada “explosão de vocabulário”. Conclui-se que existe uma codependência entre a predisposição biológica e a interação com o meio.
Abstract: Este trabajo trata de explicar el desarrollo de la adquisición del lenguaje inicial, teniendo como base los estudios de Piaget, Vygotsky y otros investigadores del tema, tratando de encontrar una respuesta para la siguiente pregunta: en qué medida el proceso de adquisición del lenguaje es motivado por predisposiciones innatas y en qué medida es motivado por la experiencia? Para esto, se investiga el desarrollo del léxico inicial de un niño uruguayo, durante el período de los 17 a los 22 meses de edad, a partir de videos, eventual interacción directa y un diario producido por su madre. El primer capítulo trata de las habilidades prelingüísticas del sujeto investigado, a partir de la relación entre el lenguaje y la cognición (cf. Piaget y Vygotsky). El segundo capítulo trata del desarrollo del léxico inicial del informante estudiado, desde la producción de sus primeras palabras hasta el inicio de la llamada “explosión del vocabulario”. Se concluye que existe una co-dependencia entre la predisposición biológica y la interacción con el medio.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Desenvolvimento lexical
Interacionismo
Inatismo
Adquisición del lenguaje
Desarrollo lexical
Interacionismo
Innatismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SILVA, Mônica Helena Martines. Cayó, cayé, caí: desenvolvimento lexical inicial de uma criança uruguaia. 29p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3211
Data do documento: 16-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONICAHMARTINESSILVA2018.pdfMônica Helena Martines Silva 2018561.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.