Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3012
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Ferreira, Mariane de Souza |
Primeiro Orientador: | Alves, Elenilson Freitas |
1° Membro da banca: | Alves, Elenilson Freitas |
2° Membro da banca: | Carvalho, Cláudia Wollmann |
3° Membro da banca: | Firme, Marcia Von Fruhauf |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma intervenção realizada em uma turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), rede pública de ensino, por meio da temática “bicarbonato de sódio e suas funcionalidades”, abordando o conteúdo de Aspectos Qualitativos das Soluções, bem como Aspectos Quantitativos como forma de contextualização, promovendo assim a cidadania, criticidade, reflexão e consequente aprendizagem do conteúdo. A atividade ocorreu por meio de observações realizadas em relação ao grande uso e em como tem se falado das funcionalidades do “bicarbonato de sódio” dentro da sociedade. Este vem também de encontro ao trabalho na Educação de Jovens e Adultos em que normalmente as turmas são compostas por alunos mais experientes que provavelmente já tenham utilizado o composto em suas atividades cotidianas, como é o caso da turma de aplicação. Sabendo também o quanto é importante o uso de atividades diferenciadas no EJA, houve ainda maior interesse em realizar a proposta. |
Abstract: | The actual work describes an intervention conducted in a group of second year of Education of Young and Adults (EJA), public education network, through the theme “sodium bicarbonate and its functionalities”, approaching the Qualitative Aspects of Solutions content, as weel as Quantitative Aspects as a way of contextualization, thus promoting a citizenship, criticality, reflection and sequent apprenticeship of the content.The activity occurred through observations made in relation to the great use and in how the functionalities of “sodium bicarbonate” has been spoken within the society.This also comes in agreement to work in Education of Young and Adults where normally the classes are composed of more experienced students who have probably worked with the compounds on their daily activities, as the case of the application class. Also knowing how is important the use of many different activities on EJA, there was even greater interest in realizing the proposal. |
Palavras-chave: | Contextualização Bicarbonato de sódio EJA Educação Contextualization Sodium bicarbonate Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | FERREIRA, A utilização do bicarbonato de sódio como tema contextualizador na promoção da aprendizagem do conteúdo de soluções na Educação de Jovens e Adultos. 153 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3012 |
Data do documento: | 10-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mariane Ferreira 2017.pdf | 6.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.