Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2960
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A formação docente em educação inclusiva e a construção de saberes profissionais
Autor(es): Rodrigues, Raissa Machado
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: O foco da educação inclusiva muitas vezes está no professor da sala comum enquanto mediador de ensino e aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que surgiu através de dúvidas referentes ao processo educacional envolvendo professores de sala de aula comum e alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo da pesquisa realizada é investigar a perspectiva da inclusão na formação docente inicial e/ou continuada, de professores de Língua Portuguesa por meio de entrevistas e questionários. Foram sujeitos dois professores do ensino fundamental de escolas municipais de Bagé. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2016. Inicialmente as respostas foram transcritas e analisadas, tendo por referências autores da área da inclusão e formação docente. A partir dos resultados da pesquisa, descobriu-se que os professores constroem seus saberes, utilizando metodologias ativas e realizando, práticas, adaptação de material e diálogo com os profissionais especializados do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Percebeu-se que os professores investigados não recebem formação continuada na área da inclusão, ou então, quando recebem pouco conseguem utilizar na sua prática pedagógica. Contudo, os professores investigados procuram se valer dos saberes experienciais e profissionais para as atividades que favorecem os alunos com necessidades educacionais especiais. Ao passo que contribuirão para uma educação de qualidade, com base nas legislações vigentes.
Resumen : The focus of inclusive education is often on the common room teacher as mediator of teaching and learning for students with special educational needs. This work presents a qualitative research that has emerged through doubts regarding the educational process involving teachers of common classroom and students with special educational needs. The objective of this research is to investigate the perspective of inclusion in initial and / or continuing teacher training of Portuguese Language teachers through interviews and questionnaires. Two elementary school teachers from the municipal schools of Bagé were submitted. The research was carried out in the second semester of 2016. Initially the answers were transcribed and analyzed, with references by authors from the area of inclusion and teacher training. From the research results, it was found that teachers build their knowledge, using active methodologies and performing, practices, material adaptation and dialogue with the specialized professionals of the Specialized Educational Assistance (AEE). It was noticed that the teachers investigated do not receive continuous training in the area of inclusion, or when they receive little they can use in their pedagogical practice. However, the teachers investigated seek to use the experiential and professional knowledge for the activities that favor students with special educational needs. While they will contribute to quality education, based on existing legislation.
Palabras clave : Letras
Formação docente
Inclusão
Saberes docentes
Ensino
Teacher training
Teacher knowledge
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : RODRIGUES, Raissa Machado. A formação docente em educação inclusiva e a construção de saberes profissionais. 47 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2960
Fecha de publicación : 14-dic-2016
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Raissa Rodrigues 2016.pdf510.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.