Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2942
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente |
Autor(es): | Pereira, André Luis Fernandes |
Primeiro Orientador: | Machado, Mari Eldionara Rosa |
1° Membro da banca: | Howes Neto, Guilherme |
2° Membro da banca: | Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) cada vez mais vem sendo inserida no âmbito escolar, visando à adoção de práticas voltadas à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente como ferramenta para enfrentar a realidade atual, de maneira integrada construindo parâmetros de respeito aos limites ao meio onde se vive. A EA, através de programas educacionais busca alcançar objetivos como a conscientização, valores, sabedoria, experiências e determinação na busca de um convívio harmônico com a natureza. Compete à escola o papel de educar ambientalmente, instigar reflexões para que a EA tenha efeitos positivos de forma a compreender e reagir aos problemas ambientais mundiais. O Objetivo Geral deste trabalho foi identificar as práticas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação do município de Santana do Livramento/RS junto as Escolas Municipais visando ao conhecimento em EA. Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, optou-se pelo levantamento de campo (survey), realizando uma entrevista com a Secretária de Educação e Diretoras das Escolas A e B, e aplicando um questionário para os alunos. Os resultados evidenciam que, em consonância com a legislação, a Secretaria de Educação e Escolas, estão desenvolvendo e inserindo práticas em EA através de uma Formação Continuada para os docentes, encontros com trocas de experiências, relatos e Intercâmbio Cultural, Feira de Ciências, atividades na área ambiental visando a prevenção, cuidados com o meio ambiente, reciclagem e coleta seletiva de lixo, tanto no recinto escolar como fora deste, sejam como hortas comunitárias, participação em feiras de agricultura familiar, além de projetos junto às Universidade da Região da Campanha e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Junto aos alunos percebe-se o interesse pelo assunto, acreditando ser de suma importância sua inserção na escola. |
Abstract: | The Environmental Education (EA) is increasingly being inserted in the school environment with the objective of adopting practices related to conservation, recovery and improvement of the environment as a tool to face the current reality, in an integrated way building parameters of respect to the limits to the environment where you live. The EA through educational programs seeking to achieve goals like awareness, values, wisdom, experience and determination in the search for a harmonious coexistence with nature. It is up to the school the role of educating, instigate environmental reflections for that EA has positive effects in order to understand and react to global environmental problems. The general purpose of this research was to identify the practices developed by the Department of Education of the municipal district of Santana do Livramento/RS together with the municipal schools aiming at knowledge in EA. To achieve the objective of the research was used the field survey by realizing an interview with the Secretary of Education and the Directors of schools, and applying a questionnaire with the students. The results show that, agreement to existing legislation, the Department of Education and the schools are developing and inserting EA practices through a continuous training for teachers, holding meetings with exchanges of experiences, reports and cultural exchange, as well as science fair, activities in the environmental area aimed at prevention, care for the environment, recycling and selective collection of garbage both on school premises and outside oh this, such as community gardens, participation on family agriculture fairs, in addition to projects in conjunction with Universidade da Região da Campanha and the Universidade Estadual do RS. Students demonstrate interest in the subject and believe in the importance of insertion of the EA at school |
Palavras-chave: | Gestão pública Educação ambiental Meio ambiente Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citação: | PEREIRA, André Luis Fernandes. Educação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente acadêmico. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa,Santana do Livramento, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2942 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Tecnologia em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo André Luis Fernandes Pereira.pdf | 549.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.