Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2885
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conteúdos de álgebra linear: metanálise de pesquisas na área da educação matemática |
Autor(es): | Perceval, Valéria Oliveira |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise quanto as considerações acerca do processo de ensino e aprendizagem de sistemas lineares, matrizes e determinantes, presentes em pesquisas da área da Educação Matemática. Para tal, fundamentou-se nas ideias de Ponte, Branco e Matos sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico e na teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Duval, quanto a aprendizagem Matemática. A opção metodológica foi uma pesquisa qualitativa na forma de uma Metanálise por entender que esta possibilita ampliar o conhecimento teórico do tema investigado, bem como abre caminhos para a realização de estudos futuros. O mapeamento dos artigos realizou-se por meio de uma busca nos endereços eletrônicos dos periódicos e nos anais do evento ENEM, foram analisados detalhadamente quatorze (14) artigos. Por meio da análise dos dados, verificou-se que a maioria dos artigos mapeados buscou desenvolver e analisar atividades desenvolvidas com os estudantes da Educação Básica. Quanto ao pensamento algébrico, os autores não se dedicaram a analisar quais características deste pensamento foram desenvolvidas no decorrer das pesquisas. Entende-se que as produções podem dar mais atenção para as características deste pensamento, em particular, na elaboração das sequência de ensino. |
Abstract: | This work presents an analysis of the considerations about the teaching and learning process of linear systems, matrices and determinants present in researches in the area of Mathematics Education. For this, it was based on the ideas of Ponte, Branco and Matos on the development of the algebraic thought and in the theory of the Registers of Semiotic Representation, developed by Duval, as far as the mathematical learning. The methodological option was a qualitative research in the form of a meta-analysis, since it allows to broaden the theoretical knowledge of the subject investigated, as well as opens the way for future studies. The mapping of the articles was done through a search in the electronic addresses of the journals and in the annals of the ENEM event, fourteen (14) articles were analyzed in detail. Through the data analysis, it was verified that most of the mapped articles sought to develop and analyze activities developed with students of Basic Education. As for algebraic thinking, the authors did not dedicate themselves to analyzing what characteristics of this thought were developed in the course of the research. It is understood that the productions can give more attention to the characteristics of this thought, in particular, in the elaboration of the teaching sequence. |
Palavras-chave: | Pensamento algébrico Representações semióticas Educação matemática Algebraic thinking Semiotic representations Mathematical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | PERCEVAL, Valéria Oliveira. Conteúdos de álgebra linear: metanálise de pesquisas na área da educação matemática. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2885 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valéria Oliveira Perceval - 2017.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.