Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potencialidade de um plano de ensino pautado na atividade experimental problematizada (AEP) à alfabetização científica em Química
Autor(es): Moreira, Jackeline da Rosa
Primeiro Orientador: Silva, André Luis Silva da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central utilizar-se dos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa para elaborar e desenvolver um plano de ensino experimental para a disciplina de Química, em moldes da Atividade Experimental Problematizada, capaz de favorecer uma Alfabetização Científica, isto é, aprimorar um ganho de significados associativos em Química. A proposta possui como público-alvo uma turma do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola da Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS, tendo sido selecionado o tema funções inorgânicas para exemplificação. Essa pesquisa pode ser classificada como qualitativa, tendo em vista seus meios e métodos. Os dados obtidos foram submetidos à análises qualitativa e textual discursiva, tendo em vista o que fundamenta, caracteriza e pode qualificar os processos de Alfabetização Científica no contexto escolar, com vistas a um ensino de Química utilitário e contextualizado. A partir da elaboração e aplicação de um plano de ensino junto ao público-alvo, percebeu-se a potencialidade do tratamento experimental, a partir de sua organização teórico-metodológica, ao ganho de significados em Química.
Abstract: The main objective of this work is to use the fundamentals of Significant Learning Theory to elaborate and develop an experimental teaching plan for the curricular component of Chemistry, based on the Experimental Activity Problematized, capable of favoring a Scientific Literacy, that is, improving a gain of associative meanings in Chemistry. The proposal has as a target audience a class of the first year of the Polytechnic High School of a school of Basic Education of the municipality of Caçapava do Sul/RS, and has been selected the theme inorganic functions for exemplification. This research can be classified as qualitative, considering its means and methods. The data obtained were submitted to the qualitative and textual analysis discursive, in view of what it bases, characterizes and can qualify the processes of Scientific Literacy in the school context, with a view to a useful and contextualized Chemistry teaching. From the elaboration and application of a teaching plan to the target audience, the potentiality of the experimental treatment, from its theoretical-methodological organization, to the gain of meanings in Chemistry.
Palavras-chave: Experimentação
Alfabetização científica
Ensino de química
Experimentation
Scientific literacy
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: MOREIRA, Jackeline da Rosa. Potencialidade de um plano de ensino pautado na atividade experimental problematizada (AEP) à alfabetização científica em Química. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Química, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2873
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jackeline da Rosa Moreira - 2017.pdf736.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.