???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2871
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
dc.creator | Macedo, Gilberto Munhoz de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T14:04:04Z | - |
dc.date.available | 2018-01-15 | - |
dc.date.available | 2018-05-10T14:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Gilberto Munhoz de. Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo. 2017. 63 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2871 | - |
dc.description.abstract | The present survey developed actions in the area of Environmental Education in order to contribute with the physical structure of a School of the Field and with the perceptions of elementary students about the environment. From the construction of a system of capture and storage of rainwater were established the necessary conditions for the planting and cultivation of an orchard, garden and garden, reusing waste tires. In addition, during these instructions were given on the segregation of solid and organic waste for reuse. The subjects of this research were seven students enrolled in the year 2017 at the School of the field investigated. The data were collected through a semistructured interview that sought to analyze their perceptions about Environmental Education and the transformation of the school space through pedagogical actions developed. First, the data were grouped into five criteria’s: i) water abstraction; (ii) orchard; iii) garden and garden reusing tires; (iv) solid waste; v) school structure, these data were evaluated in the following categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The results indicated the predominance of an anthropocentric view of the research participants regarding the environment, which highlights the need to invest in activities, in the school environment, aimed at developing a broader thinking that promotes the development of sustainable actions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Percepções | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Environment | pt_BR |
dc.subject | Perceptions | pt_BR |
dc.subject | School environment | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de | - |
dc.contributor.referee4 | Deble, Leonardo Paz | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa desenvolveu ações na área de Educação Ambiental a fim de contribuir com a estrutura física de uma Escola do Campo e com as percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente. A partir da construção de um sistema de captação e armazenamento da água da chuva foram estabelecidas as condições necessárias para o plantio e cultivo de um pomar, horta e jardim, reutilizando pneus inservíveis. Além disso, durante essas práticas foram realizadas instruções sobre a segregação de resíduos sólidos e orgânicos visando o reaproveitamento. Os sujeitos desta pesquisa foram sete alunos matriculados no ano de 2017 na Escola do campo investigada. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada que buscou analisar suas percepções sobre a Educação Ambiental e a transformação do espaço escolar através das ações desenvolvidas. Primeiramente, os dados foram agrupados em cinco dimensões: i) captação da água; ii) pomar; iii) horta e jardim reutilizando pneus; iv) resíduos sólidos; v) estrutura da escola, esses dados foram avaliadas por meio das seguintes categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados indicaram a predominância de uma visão antropocêntrica dos participantes da pesquisa em relação ao meio ambiente, o que ressalta a necessidade de investir em atividades, no ambiente escolar, voltadas ao desenvolvimento de um pensamento mais amplo que promova o desenvolvimento de ações sustentáveis. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Dom Pedrito | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Gilberto Munhoz Macedo.pdf | Gilberto Munhoz Macedo 2017 | 1.77 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???