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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A heterogeneidade representada no discurso do professor de língua portuguesa
Autor(es): Veleda , Ana Luísa Costa
Primeiro Orientador: Cassana, Mônica Ferreira
2° Membro da banca: Silva, Thiago Santos
3° Membro da banca: Teixera, Isabel Cristina Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o modo de funcionamento do discurso do professor de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, visando perceber as consonâncias e dissonâncias deste. A partir do conceito de que a tarefa de ensinar exige uma constante formulação/reformulação do discurso docente, para que consiga desenvolver seu trabalho com eficácia, entendendo que o sujeito é distinto em seus ideais, em suas características, em suas ações e depara-se em um ambiente homogeneizante que é a instituição escolar, procurou-se, neste trabalho, desvelar os desafios do professor de língua portuguesa, bem como os recursos utilizados para ensinar a língua portuguesa para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Com o objetivo de perceber e refletir sobre as concepções de linguagem adotadas pelos professores de língua portuguesa e de compreender como se organiza o discurso pedagógico, elaborou-se um questionário com perguntas voltadas para a atuação do professor de língua portuguesa em sala de aula, as relações destes com as concepções de língua e exemplos de exercícios que poderiam ser aplicados em aula. Para tanto, criou-se um formulário online e disponibizou-se o link para 20 professores de língua portuguesa, destes, 18 responderam. A partir das respostas dos professores de língua participantes, compilou-se as respostas e selecionou-se de acordo com o sentido dominante nas mesmas, respostas estas que revelam o discurso dominante da instituição escolar. É de suma importância salientar que, a intenção, neste trabalho não foi em momento algum, julgar os sujeitos destes discursos e sim analisar e refletir sobre de que forma a heterogeneidade se apresenta e se representa no discurso dos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental.
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo comprender el modo de funcionamiento del discurso del profesor de la lengua portuguesa de los años finales de la enseñanza fundamental, visando percibir las consonancias y disonancias de éste. A partir del concepto de que la tarea de enseñar exige una constante formulación / reformulación del discurso docente, para que consiga desarrollar su trabajo con eficacia, entendiendo que el sujeto es distinto en sus ideales, en sus características, en sus acciones y se depara en un ambiente homogeneizado que es la institución escolar, se buscó, en este trabajo, desvelar los desafíos del profesor de la lengua portuguesa, así como los recursos utilizados para enseñar la lengua portuguesa para alumnos de los años finales de la enseñanza fundamental. Con el objetivo de percibir y reflexionar sobre las concepciones del lenguaje adoptadas por los profesores de la lengua portuguesa y de comprender cómo se organiza el discurso pedagógico, se elaboró un cuestionario con preguntas dirigidas a la actuación del profesor de la lengua portuguesa en clase, relaciones de estos con las concepciones de lengua y ejemplos de ejercicios que podrían ser aplicados en clase. Para esto, fue creado un formulario online y si ofreció un link para 20 profesores de lengua portuguesa, de estos, 18 respondieran A partir de las respuestas de los profesores de lengua participantes, se compiló las respuestas y seleccionó de acuerdo con el sentido dominante en las mismas, contestaciones estos que revelan el discurso dominante de la institución escolar. Es de suma importancia subrayar que la intención en este trabajo no fue en ningún momento juzgar a los sujetos de estos discursos, sino analizar y reflexionar sobre de qué forma la heterogeneidad se presenta y se representa en el discurso de los profesores de lengua portuguesa de los años finales de la enseñanza fundamental.
Palavras-chave: Letras
Heterogeneidade
Sujeito
Discurso
Professor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: VELEDA, Ana Luísa Costa. A heterogeneidade representada no discurso do professor de língua portuguesa. 44 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2825
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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