Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2809
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção da docência em música no contexto do estágio supervisionado
Autor(es): Machado, Diane Penha
Primeiro Orientador: Lopardo, Carla Eugenia
1° Membro da banca: Lopardo, Carla Eugenia
2° Membro da banca: Reck, André Müller
3° Membro da banca: Oliveira, Gilnara da Costa Correa
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção da docência na formação do professor de música a partir das narrativas das experiências do estágio supervisionado, descrevendo e analisando condutas, posturas, escolhas, estratégias e metodologias de ensino no cotidiano escolar. Autores como Schön (2000), Alves (2011), Pimenta e Ghedin (2006) e Garcia (1999), constituem o referencial teórico deste estudo, na perspectiva da complexidade da construção da docência e dos processos de reflexão do professor. A abordagem deste trabalho é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa de orientação autobiográfica, a escolha metodológica a partir das contribuições de Zabalza (1994), Louro, Teixeira e Raposo (2014). Os resultados desta pesquisa desvelam os caminhos de construção da conduta pedagógica do estagiário em música, compreendendo como se articulam os diferentes saberes na formação do professor e quais são os subsídios que o estagiário adquire ao longo da sua formação. A realização desta investigação permitiu ampliar os olhares acerca da formação inicial focando na reflexão crítica sobre as experiências vividas no ambiente escolar e auxiliando na construção da identidade do futuro professor.
Abstract: The aim of this research is to understand the process of teacher education in the formation of the music teacher from the narratives of the supervised stage experiences, describing and analyzing behaviors, postures, choices, strategies and teaching methodologies in the school routine. Authors such as Schön (2000), Alves (2011), Pimenta and Ghedin (2006) and Garcia (1999) constitute the theoretical reference of this study, from the perspective of the complexity of teaching construction and teacher reflection processes. The approach of this work is qualitative, being the research of autobiographical orientation, the methodological choice from the contributions of Zabalza (1994), Louro, Teixeira and Raposo (2014). The results of this research reveal the ways of building the pedagogical conduct of the trainee in music, understanding how the different knowledges are articulated in the teacher training and what are the subsidies that the trainee acquires throughout his / her training. The accomplishment of this investigation allowed to broaden the glances about the initial formation focusing on the critical reflection on the experiences lived in the school environment and helping in the construction of the identity of the future teacher.
Palavras-chave: Música
Estágio supervisionado
Construção da docência
Narrativas do professor de música
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: MACHADO, Diane Penha. A construção da docência em música no contexto do estágio supervisionado. 91 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2809
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DIANE MACHADO 2017.pdf809.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.