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dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorAlves, Lucilene da Costa-
dc.date.accessioned2018-04-24T16:49:46Z-
dc.date.available2018-04-24-
dc.date.available2018-04-24T16:49:46Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationALVES, Lucilene da Costa. (Des)valorização dos funcionários da escola de educação infantil: reflexões no viés da inovação pedagógica. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2795-
dc.description.abstractWith this work, I sought to reflect on the possible causes of (UN) appreciation of employees of these schools, listed by the staff of a school of early childhood education in the city of Bagé/RS. To this end, bring as theoretical contribution, texts that expose this phenomenon and that has as main themes (des), the (in) visibility and (des) motivation of employees, these affairs, seen by me as influencers of the phenomenon in question. Such research reflects the (UN) appreciation of education officials in the light of a wider project of pedagogical innovation, the GRUPI, at Universidade Federal do Pampa and used the same methodology of the project, i.e. the documentary analysis of the Pedagogic political project of the school, seeking innovation opportunities present in the document and as a result, I conducted interviews with professionals in the education of the institution in order to understand the (des) professional valuation and the understanding of pedagogical innovations contained ineducational practices of such individuals. It was possible to perceive that the school has evidence of pedagogical innovation in the form of management and interactionist proposals in the school environment. Also highlighted that in order to have a greater appreciation of the school employee is necessary, regardless of the functions which are empowered everyone understand educators and participants in the processes of participatory management in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectDesvalorizaçãopt_BR
dc.subjectFuncionários da escolapt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBagépt_BR
dc.subjectUNIPAMPApt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.title(Des)valorização dos funcionários da escola de educação infantil: reflexões no viés da inovação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.contributor.referee3Mello, Elena Maria Billig-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoCom este trabalho, busquei refletir sobre as possíveis causas da (des)valorização de funcionários de escola, estas, elencadas pelos funcionários de uma Escola de Educação Infantil no município de Bagé/RS. Para tanto, trago como aporte teórico, textos que expõem tal fenômeno e que tem como temáticas principais a (des)valorização, a (in)visibilidade e a (des)motivação dos funcionários, assuntos estes, vistos por mim como influenciadores do fenômeno em questão. Tal pesquisa reflete a (des)valorização dos funcionários da educação à luz de um projeto mais amplo de inovação pedagógica, o GRUPI, na Universidade Federal do Pampa e utilizei a mesma metodologia do projeto, ou seja, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando possibilidades de inovação presentes no documento e na sequência, realizei entrevistas com os profissionais da educação da instituição a fim de compreender a (des)valorização profissional e o entendimento das inovações pedagógicas contidas nas práticas educativas de tais indivíduos. Foi possível perceber que a escola possui indícios de inovação pedagógica na forma de gestão e nas propostas interacionistas no ambiente escolar. Também evidenciei que para haver uma maior valorização do funcionário da escola é necessário que,independente das funções que exercem, todos se entendam educadores e participantes dos processos de gestão participativa na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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TCC Lucilene Alves 2017.pdf1.21 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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