Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2565
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | The learning between the lines: a study on why and how to teach poetry in ESL class |
Autor(es): | Cruz, Sheila Machado da |
Primeiro Orientador: | Morais, Katia Vieira |
2° Membro da banca: | Assumpção, Simone de |
3° Membro da banca: | Faveri, Rodrigo de |
Resumo: | This research in applied linguistics of additional language aims to demonstrate the benefits of the use of poetry in ESL classroom, in order to contribute to an education that seeks to promote personal growth. For that, a literary review is made as to conjugate theories concerning the teaching of literature and its relevance towards linguistic improvement in the second language. Here, we approximate the idea that literature is an inalienable right to every human person (CANDIDO) to the concepts behind strategies of language teaching through literature developed by Lazar (1993), Duff and Maley (1991), among others. Furthermore, we investigate language teaching through literature with the application of a teaching project regarding the reading of poetry. The results show that, as we presumed, ESL teaching has not been taking profit of literature as resource. The practice of the project proved that the teaching of poetry can be very effective in promoting motivation and reading autonomy. Therefore, in agreement with Widdowson (1988, apud HESS 1999), we encourage the use of poetry as an ESL pedagogical and educational resource. |
Abstract: | Esta pesquisa em linguística aplicada em língua adicional tem como objetivo demonstrar os benefícios do uso de poesia em sala de aula de língua inglesa, contribuindo para um ensino que busca proporcionar o crescimento pessoal dos alunos. Para isso, faz-se um estudo bibliográfico a fim de conjugar as teorias a respeito do ensino de literatura e a relevância deste para o aprimoramento linguístico na segunda língua. Aqui, a ideia de que a literatura é um direito inalienável de todo ser humano (CANDIDO) é aproximada dos conceitos por trás das estratégias de ensino de língua através da literatura desenvolvidas por Lazar (1993), Duff e Maley (1991), entre outros. Além disso, investiga-se a aplicação do ensino de língua através da literatura por meio de um projeto de ensino de leitura de poesia. Os resultados revelam que a literatura está de fato muito desvinculada da sala de aula de inglês. Ademais, a aplicação do projeto de ensino comprovou a eficacia do ensino de poesia na motivação e promoção da autonomia leitora. Assim, de acordo com Widdowson (1988, apud HESS 1999) indica-se a inclusão do gênero poético tanto como ferramenta educacional quanto pedagógica, a fim de aprimorar o conhecimento linguístico, incentivar a autonomia leitora e fomentar o desenvolvimento pessoal. |
Palavras-chave: | Literature ESL teaching Reading Poetry |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | CRUZ, Sheila Machado da. The learning between the lines: a study on why and how to teach poetry in ESL class. 48p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Inglês) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2565 |
Data do documento: | 8-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sheila Cruz 2015.pdf | 299.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.