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dc.contributor.advisor1Alves, Simone Silva-
dc.creatorCardoso, Maria Eloisa Rolim Campelo-
dc.date.accessioned2018-03-01T15:27:10Z-
dc.date.available2017-05-26-
dc.date.available2018-03-01T15:27:10Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, Maria Eloisa Rolim Campelo. Dilemas da luta contra o racismo na formação de professores: um estudo de caso no municipío de Jaguarão/RS. 25p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2436-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo comprender en qué concepción teórica las maestras fundamentan sus prácticas educativas para trabajar el estudio de la “História e da Cultura Afro-Brasileira” en las series iniciales del “Ensino Fundamental” a partir de la “Lei Nº 10.639/2003” en una escuela del municipio de Jaguarão/RS. La investigación es de representación social y de naturaleza qualiquantitativa, basada en la metodología del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC). Para la coleta de los datos empíricos, se realizaron observacionesy una entrevista semiestructurada. La pesquisa de campo fue concretizada durante el mes de noviembre de 2016. Participaron de la investigación seis maestros de una escuela municipal, que tienen experiencia profesional que va de un a treinta y seis años de docencia. Las informaciones fueron analizadas e interpretadas a la luz de la perspectiva histórica crítica, teniendo, como base de interpretación metodológica, el DSC, por medio de contribuciones del pensamiento neo marxista, que es un campo multidisciplinar, en que se estudia la relación crítica entre cultura, conocimiento y poder. Por fin, el concepto esencial para el enfrentamiento de la lucha contra el racismo en la formación de maestros es la categoría sociológica “reconocimiento”, pues es a partir de ella que el movimiento “negro”, juntamente con varios pesquisidores sociales, realiza un proceso de “ressignificação” de la raza, considerándola como una categoría fundamental para la interpretación de la realidad social. Para comprender este objeto de estudio, se tuvo como base teórica: Freire (1987; 2011), Munanga (2005; 2008), Triviños (2001; 2007), Lefevre e Lefevre (2005; 2012), Grisa, (2011), Cury (1985), Honneth (2003), entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectFormación de maestrospt_BR
dc.titleDilemas da luta contra o racismo na formação de professores: um estudo de caso no municipío de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Everton Fêrrêr de-
dc.contributor.referee2Souza, Kelly-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender em que concepção teórica as professoras fundamentam suas práticas educativas para trabalhar o estudo da História e da Cultura AfroBrasileira nas series inicias do Ensino Fundamental a partir da Lei Nº 10.639/2003 em uma escola do município de Jaguarão/RS. A pesquisa é de representação social e de natureza qualiquantitativa, embasada na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para a coleta de dados empíricos, realizaram-se observações e uma entrevista semiestruturada. O trabalho de campo foi concretizado durante o mês de novembro do ano de 2016. Participaram da pesquisa seis professoras de uma escola municipal, que têm experiência profissional de um a trinta e seis anos de docência. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo, como base de interpretação metodológica, o DSC, por meio de contribuições da corrente neomarxista, que é um campo multidisciplinar, no qual se estuda a relação crítica entre cultura, conhecimento e poder. Por fim, o conceito essencial para o enfrentamento da luta contra o racismo na formação de professores é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça, considerando-a como uma categoria fundamental para a interpretação da realidade social. Para compreender esse objeto de estudo, teve-se como base teórica: Freire (1987; 2011), Munanga (2005; 2008), Triviños (2001; 2007), Lefevre e Lefevre (2005; 2012), Grisa, (2011), Cury (1985), Honneth (2003), entre outros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

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MariaEloisaRolimCampeloCardoso2016.pdfMaria Eloisa Rolim Campelo Cardoso 2016259.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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