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Tipo: Dissertação
Título: Diferentes profissionais da educação no curso de formação “Na Ponta da Língua”: uma proposta intercultural
Autor(es): Cavalheiro, Patrícia Fernandes
Primeiro Orientador: Camargos, Moacir Lopes de
2° Membro da banca: Martins, Alessandra Avila
3° Membro da banca: Freitas, Diana Salomão de
Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir do diálogo entre sujeitos em um curso de formação que uniu, no mesmo contexto, diferentes profissionais da educação (gestor, coordenador pedagógico, professor, secretário de escola, atendente, estagiário, manipulador de alimentos, servente, ronda, dentre outros) municipal de Sant’Ana do Livramento, RS. O objetivo da dissertação foi a análise da aplicação de uma proposta pedagógica com foco na interculturalidade que buscou promover a interação entre os educadores que participaram da 5ª edição do curso de formação, Na Ponta da Língua. Concebido por meio de oficinas com foco na interculturalidade, o curso pautou-se a seguinte questão norteadora: “Como desenvolver uma proposta pedagógica com base na interculturalidade para auxiliar os profissionais da área educacional a dialogarem com diferentes culturas? ”. Com a necessidade de proporcionar às escolas um encontro que privilegiasse o diferente, foi preparado este curso de formação em que os profissionais da educação estivessem presentes, sem serem subdivididos em cargos ou funções, ou seja, valorizando a diversidade. Ao final, apesar dos poucos encontros presenciais com os participantes, avalio que as oficinas contribuíram para fomentar outros olhares para o ambiente escolar.
Abstract: Esta investigación fue realizada a partir del diálogo entre sujetos en un curso de formación que unió, en el mismo contexto, diferentes profesionales de la educación (gestor, coordinador pedagógico, profesor, secretario de escuela, auxiliar, practicante, manipulador de alimentos, auxiliar de servicio, sereno, entre otros) municipal de Sant’Ana do Livramento, RS. El objetivo fue el análisis de la aplicación de una propuesta pedagógica centrada en la interculturalidad que buscó promover la interacción entre los educadores que participaron de la 5ª edición del curso de formación “Na Ponta da Língua”. Concebido por medio de talleres enfocados en la interculturalidad, el curso se basó en la siguiente cuestión orientadora: “¿Cómo desarrollar una propuesta pedagógica con base en la interculturalidad para auxiliar a los profesionales del área educacional a dialogar con diferentes culturas?”. Con la necesidad de proporcionar a las escuelas un encuentro que privilegiara lo diferente, fue preparado este curso de formación en que los profesionales de la educación estuviesen presentes, sin ser subdivididos en cargos o funciones, o sea, valorizando la diversidad. Finalmente, a pesar de los pocos encuentros presenciales con los participantes, evalúo que los talleres contribuyeron para fomentar otras miradas para el ambiente escolar.
Palavras-chave: Interculturalidade
Profissionais da educação
Diálogo
Educação
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: CAVALHEIRO, Patrícia Fernandes. Diferentes profissionais da educação no curso de formação “Na ponta da língua”: uma proposta intercultural. 137 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2404
Data do documento: 28-Jun-2017
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