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dc.contributor.advisor1Oliveira, Everton Fêrrêr de-
dc.creatorOliveira, Helena Beatriz Costa de-
dc.date.accessioned2018-02-26T20:33:40Z-
dc.date.available2017-12-11-
dc.date.available2018-02-26T20:33:40Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Helena Beatriz Costa de. Ogãs de candomblé músicos e místicos: apontamentos sobre cultura afrobrasileira e religiosidade na formação do produtor cultural. 50p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Produção e Política Cultural) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2393-
dc.description.abstractThe present work presents and presents the analysis of the occurrence of an event that starts from an applied project denominated as 1st Encounter of Ogãs de Candomblé: musicians and mystics, in the space of the Federal University of Pampa, Campus Jaguarão-RS, at the beginning of the second semester 2017 Lecture, composing the Course Completion Text. The event was cut by religiosity in Afro-Brazilian culture. The objectives were to gather data and information for the area of Production and Cultural Policy through an event thematized by the figure of the ogan in the culture of Candomblé; Presenting the cultural nuances present in the figure of the Ogã de Candomblé; Providing a space to problematize the popular cultural practices, in particular, its musicality inside the house of Candomblé; Promoting the debate on Afro-Brazilian Culture, Religiosity and the relationship with the area of production and cultural politics. As a methodology, this work has aspects highlighted by Vogt (2006, p.24-25) regarding the expression scientific culture which is a cultural aspect that covers aspects such as its scientific production, its diffusion in the social dynamics between teaching and education and its dissemination in a given society, opening space for citizens to make their critical relationships between their cultural values, temporality and history. As a result, Pejigan Vagner Scanagatta explained about the African culture within the shed of Candomblé, the formation of the positions within the terreiro, where he brought the importance of the ogman position within these religious spaces, showing that the musicality of the ogan is the moment of connection of the man with the deities, brought us the need to open spaces where we can dialogue and show that within the Afro-Brazilian culture there are several nations where each house cultivates its specific cults, with their specificities. Father Jeam Chaves Da Silva explained to the debate the specific duties of an ogan within the terreiro, his obligations within the house of Candomblé, making it clear that the office of ogan exists only in Candomblé, not existing in other African cults. I noticed with all these settings that the purpose of the event was achieved, we had academics and people from the terreiro, the speakers were able to explain about the different cultures coming from Africa, with their different forms of worshiping the sacred, they brought things peculiar to Candomblé as the positions and the importance of each, none existing without the other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidade Africanapt_BR
dc.subjectOgãpt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectAfrican Religiositypt_BR
dc.subjectThe GApt_BR
dc.titleOgãs de candomblé músicos e místicos: apontamentos sobre cultura afrobrasileira e religiosidade na formação do produtor culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1May, Marilú Angela-
dc.contributor.referee2Macedo, Yuri Miguel-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta e traz a análise da ocorrência de um evento que parte de um projeto aplicado denominado como 1º Encontro de Ogãs de Candomblé: músicos e místicos, no espaço da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão-RS, no início do II semestre Letivo de 2017, compondo o Texto de Conclusão de Curso. O evento foi recortado pela religiosidade na cultura afrobrasileira. Os objetivos assentaram-se em reunir dados e informações para a área de Produção e Política Cultural por meio de um evento tematizado pela figura do ogã na cultura de Candomblé; Apresentando as nuances culturais presentes na figura do ogã de Candomblé; Possibilitando um espaço para problematizar as práticas culturais populares, em especial, sua musicalidade dentro da casa de Candomblé; Propiciando o debate sobre Cultura Afro-Brasileira, Religiosidade e a relação com a área de produção e política Cultural. Como metodologia, este trabalho traz aspectos destacados por Vogt (2006, p.24-25) no que tange a expressão cultura científica que é um aspecto cultural que abrange aspectos como sua produção científica, sua difusão na dinâmica social entre ensino e educação e sua divulgação em uma determinada sociedade, abrindo espaço para que os cidadãos façam suas relações criticas entre seus valores culturais, temporalidade e história. Como resultados, o Pejigan Vagner Scanagatta explanou sobre a cultura africana dentro do barracão de Candomblé, a formação dos cargos dentro do terreiro, onde trouxe a importância do cargo de ogã dentro destes espaços religiosos, mostrando que a musicalidade do ogã é o momento de ligação do homem com as divindades, nos trouxe a necessidade de abrir espaços onde possamos dialogar e mostrar que dentro da cultura afro-brasileira existem diversas nações onde cada casa cultua seus cultos específicos, com suas especificidades. O pai Jeam Chaves Da Silva, explanou trazendo ao debate as feituras específicas de um ogã dentro do terreiro, suas obrigações dentro da casa de Candomblé, deixando claro que o cargo de ogã existe somente no Candomblé, não existindo em outras nações de cultos africanos. Notei com todas essas colocações que o propósito de evento foi atingido tivemos acadêmicos e povos de terreiro, os palestrantes conseguiram explanar sobre as diferentes culturas vindas da África, com suas formas diferentes de cultua o sagrado, trouxeram coisas peculiares do Candomblé como os cargos e a importância de cada um, nenhum existindo sem o outro.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado em Produção e Política Cultural

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HelenaBeatrizCostadeOliveira2017.pdfHelena Beatriz Costa de Oliveira 20171.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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